As inundações, provocadas por fortes chuvadas, são as piores dos últimos 200 anos no Reino Unido, avança o jornal “The Independent”. São os efeitos da tempestade Dennis, que deixou centenas de casas, lojas e estradas inundadas e obrigou à retirada de dezenas de moradores.
Para o norte de Inglaterra, o Instituto Meteorológico Britânico emitiu um alerta vermelho devido às fortes chuvas, que se prolongará até quinta-feira. Há também outros avisos de chuva forte no País de Gales a partir das 18 horas desta quarta-feira até às 15 horas de quinta-feira, que podem ser prolongados para o Noroeste de Inglaterra.
Os residentes em Hereford, que foi gravemente atingido pelas inundações, dizem nunca ter visto nada parecido, enquanto Dave Throup, da Agência do Ambiente, recorreu ao Twitter para demonstrar a sua preocupação: «Eu vi coisas hoje que não teria acreditado. Grande parte da minha cidade natal e da minha aldeia estão debaixo de água. Isto não é uma inundação normal, estamos em território inexplorado».
I’ve seen things today I would not have believed.
Large parts of my home town and village are underwater tonight.
Continue a ler após a publicidadeThis is not normal flooding, we are in uncharted territory.
So sorry for everyone who has flooded.
Back tomorrow. pic.twitter.com/jWtvBd4DIV
Continue a ler após a publicidade— Dave Throup (@DaveThroup) February 17, 2020
Entre as áreas mais afectadas pela tempestade Dennis durante o fim-de-semana estavam o Sul do País de Gales, Herefordshire, Worcestershire e Shropshire, onde foram declarados grandes incidentes. Uma mulher morreu depois de ter sido arrastada pelas águas do rio Derwent.
O trabalhista Luke Pollard disse que foi uma «desgraça» que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson se tenha recusado a visitar as comunidades afectadas.












