Tempestade ‘Danielle’ chega a Portugal: Prepare-se para dias de chuva, trovoada e vento forte

É altura de dar uso ao chapéu de chuva

Francisco Laranjeira

Esta segunda-feira será conveniente tirar o guarda-chuva de casa uma vez que a chuva e o mau tempo vão chegar em força: segundo o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), a partir desta 2ª feira são esperados períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. O vento poderá, por vezes, ser forte no litoral e nas terras altas. Vamos igualmente assistir a uma descida da temperatura máxima. A ‘culpa’ é da tempestade ‘Danielle’, que vai trazer o mau tempo para Portugal.

O transporte de uma massa de ar quente e muito húmido (rio atmosférico), “entalado” entre o anticiclone e os ciclones com os quais o ex-furacão ‘Danielle’ irá interagir, resultará em precipitação moderada e persistente, por vezes forte, e com risco de trovoada em várias regiões do país devido ao calor latente.

Para os próximos dias, a tendência mantém-se: devemos contar com um céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva e aguaceiros, revelou o IPMA.

Em comunicado emitido no passado sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera referiu que “os modelos numéricos continuam a sugerir, agora com elevado grau de confiança”, o deslocamento do fenómeno para sueste, “em aproximação à Península Ibérica, originando uma alteração significativa do estado do tempo no continente”.

O instituto sublinhou ainda que “dependendo da intensidade local da precipitação, poderão ocorrer cheias rápidas em meios urbanos”. Até porque estas serão “as chuvas mais significativas da época após um período de seca prolongado”, sendo por isso expectável que causem “escorrência considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados, devido à sua lenta infiltração”.

Já a Proteção Civil emitiu um alerta para “precipitação forte e persistente, entre os dias 12 e 13 de setembro, com acumulação significativa nas bacias hidrográficas do Norte e do Centro”.

Continue a ler após a publicidade

As autoridades esperam “precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada” e a possibilidade de acumulação de água significativa “em curtos períodos e rajadas de origem convectiva, em especial nas regiões do Norte, Centro e entre os distritos de Lisboa e Setúbal”.

Para prevenção de acidentes, é pedida à população especial atenção a estruturas que se possam soltar com o vento, à possibilidade de quedas de árvores e cuidado na circulação e permanência junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

A Proteção Civil pede ainda que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e adoção de uma condução defensiva nas estradas devido à formação de lençóis de água e “a possível acumulação de neve” nalgumas zonas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.