“Temperaturas vão subir” na próxima semana, garante IPMA, mas para valores “não tão elevados” como os da onda de calor

Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, falou em exclusivo à ‘Executive Digest’

Francisco Laranjeira
Julho 6, 2023
15:54

Espanha prepara-se para enfrentar alguns dos dias mais duros deste verão, de acordo com as previsões do Aemet (‘Agencia Estatal de Meteorología’) – depois de uma semana marcada mais uma vez pelas altas temperaturas deixadas pela primeira vaga de calor do verão, os termómetros vão continuar a subir e atingir os 40 graus em vários pontos da Península Ibérica. Para Sevilha são esperados mais de 47 graus, alertaram os meteorologistas.

No entanto, Portugal está ‘a salvo’ da massa de ar quente africana que prepara a sua entrada em Espanha a partir desta sexta-feira. “Para nós, nem pensar”, garantiu Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, contactada pela ‘Executive Digest’. “É mais mediterrânica.”

“Tudo indica que as temperaturas vão subir a partir de segunda-feira um pouco por todo o território do continente. O Alentejo, por exemplo, ficará com temperaturas na ordem dos 40 graus. As mais elevadas vão ser registadas no interior do Alentejo e do Algarve, assim como o interior Norte e Centro”, referiu a especialista, salientando que estas “são muito dispersas”.

“As temperaturas vão andar cinco graus acima do valor médio mas não classificamos como onda de calor”, explicou, salientando que a definição “é feita estação a estação, região a região”. “Será outro episódio de tempo quente, que poderá levar à emissão de avisos amarelos pelo IPMA. Mas não terá valores tão elevados como há uma semana, com episódios que deram origem a uma onda de calor.”

“As temperaturas estão dentro do expectável para esta altura do ano, 22-30 no litoral e os 30-34 na zona interior. Comparado com o episódio anterior, os valores não serão tão elevados”, indicou a meteorologista.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.