Temperaturas altas estão de regresso este fim de semana: oito dicas para reduzir o calor dentro do carro

ACP deixou conselhos para evitar ‘assar’ dentro do seu carro

Automonitor
Julho 25, 2025
13:45

Nos meses mais quentes – ou para este fim de semana, com os termómetros a bater nos 40 graus -, o interior do carro pode transformar-se numa verdadeira estufa, tornando a condução desconfortável e até perigosa, pelo que é importante tomar medidas para evitar a desidratação, lembrou o ACP, que deixou alguns conselhos que ajudam a lidar com as altas temperaturas nos veículos.

Efeitos do calor na segurança rodoviária

Quando um automóvel está parado com os vidros fechados, são necessários apenas 5 minutos para aumentar em cerca de 10 graus a temperatura interior do automóvel, mesmo que não esteja diretamente debaixo de sol.

O calor dentro do carro tem impacto no condutor e nos passageiros. Quando a temperatura ultrapassa os 30 graus no habitáculo, as faculdades físicas e mentais dos ocupantes diminuem. Nalguns casos, o condutor pode até ficar sem capacidade de reagir a emergências. Tal acontece porque o corpo não transpira o suficiente, acumulando-se calor, o que provoca um maior aquecimento corporal.

A temperatura ideal no habitáculo

Além do aquecimento do corpo provocado pelo calor dentro do carro existe, ainda, outro fator: a humidade. Este facto contribui para uma maior sensação de cansaço, refletindo-se na redução dos níveis de concentração do condutor. O ideal é que o habitáculo do veículo esteja a uma temperatura amena: entre os 19 e 22 graus.

Oito dicas para diminuir o calor dentro do carro

Não há forma de evitar por completo as elevadas temperaturas, mas estas sugestões tornam o calor dentro do carro mais suportável, sem colocar em risco a segurança rodoviária.

Prefira estacionar à sombra ou em locais fechados: ainda que o veículo acabe por aquecer, não atingirá temperaturas interiores tão elevadas.

Utilize acessórios que protejam do sol: use um para-sol de alumínio no para-brisas, para que a luz seja refletida e evite o contacto direto do sol no tablier e volante. As cortinas nas janelas traseiras também são uma boa solução, sobretudo com crianças.

Ligue o ar condicionado: caso o veículo tenha ar condicionado, mantenha uma temperatura ideal no habitáculo (entre 19 e 22 graus). Mas não o ligue logo ao entrar no carro: abra as janelas nos primeiros minutos de andamento, para permitir a circulação de ar, e para que a queda da temperatura interna seja mais rápida. Caso percorra uma distância curta, pode ser até preferível circular de janelas abertas, pois o ar condicionado leva um certo tempo a arrefecer o habitáculo. Desta forma, também economiza combustível.

Deixe o veículo arejar antes de iniciar viagem: abra as portas e as janelas da viatura para permitir que o ar circule, antes de começar a viagem.

Faça um polimento ao carro: além de proteger a pintura da viatura do calor, o polimento reforça a camada superior da tinta, o que auxilia a resistência ao calor e aos raios UV.

Aplique película nos vidros: ao filtrar os raios UV, reduz a temperatura dentro do habitáculo. Desta forma ajuda a reduzir a necessidade de utilização do ar condicionado e poupa combustível.

Proteja os bancos: para evitar a sensação dos bancos quentes, utilize uma manta dobrada por cima dos mesmos, para que luz incida sobre ela. Retire-a quando for viajar.

Hidrate-se: traga consigo uma garrafa de água para se hidratar durante a viagem. Mas atenção: não a deixe no carro.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.