Temperatura do planeta vai aumentar cinco graus, alertam especialistas

Apesar dos esforços, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que a temperatura média do planeta venha a aumentar até ao final do século entre três a cinco graus Celsius.

Para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus, «teríamos de duplicar a redução das emissões», disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, aos jornalistas em Madrid, onde decorre a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima. 

Taallas apontou o dedo aos países signatários do acordo de Paris,  acusando-os de irresponsabilidade, referindo que «não têm cumprido as suas promessas».

O acordo de Paris, assinado em Dezembro de 2015, estabelece medidas concretas de redução dos gases com efeito de estufa para entrarem em vigor a partir de 2020. O objectivo é de conter o aquecimento global abaixo de 2ºC, e preferencialmente a 1,5ºC.

Contudo, os dados da OMM mostram que os últimos cinco anos foram os mais quentes de que há registo. 2019 ficará para a história como um dos mais quentes. A temperatura média global estava, entre Janeiro e Outubro deste ano, 1,1 graus acima do período pré-industrial.

«Os números sobre as emissões são um pouco alarmantes», considerou o representante da OMM, acrescentando que o mundo poderá vir a enfrentar as maiores concentrações de gases com efeito de estufa desde o início da década de 1980.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
As ideias (brilhantes) da Skoda