Nova fábrica da Logoplaste nos EUA arranca em Junho
A quinta fábrica do grupo Logoplaste nos Estados Unidos vai iniciar produção em Junho.
A unidade situa-se no Kansas e irá produzir as embalagens do detergente Downy (nome do Fairy no mercado americano), «produto principal» da Procter & Gamble, reiterou Filipe de Botton.
O presidente da Logoplaste adiantou ainda que a nova fábrica teve um investimento de 31,5 milhões de dólares, ou cerca de 24,3 milhões de euros.
A Logoplaste conta com incentivos de cerca de 1,5 milhões de dólares (1,1 milhões de euros), em créditos fiscais, e de 90 mil dólares (70 mil euros) por cada posto de trabalho criado, estimando-se que a unidade funcione com 80 colaboradores.
Filipe de Botton sublinhou que esta é a décima unidade na NAFTA, sendo que há dez anos a empresa não detinha qualquer investimento na região, que inclui o Canadá e o México, para além dos Estados Unidos. Desde 2007, são mais de 380 colaboradores e um volume de negócios de 120 milhões de dólares (93 milhões de euros), acrescentou.
Para 2014, a empresa prevê aumentar a facturação para 140 milhões de dólares (108 milhões de euros), representando 20% no negócio total do grupo.
No México, a Logoplaste abriu em Dezembro uma nova unidade com a L’Oreal, num investimento de 22 milhões de dólares (ou 17 milhões de euros). A empresa já estava presente neste mercado, com a unidade onde produz para a Henkel. A aposta no México justifica-se pelo peso do país «como destino de reindustrialização de produtos» para abastecer o continente americano, sublinhou Filipe de Botton.
A Logoplaste está presente em 18 países, com 62 fábricas. Os negócios internacionais representam 90% da facturação do grupo.