Aston Martin faz aumento de capital
A Aston Martin Lagonda anunciou um aumento de capital para reforçar a posição no mercado. A europeia Investindustrial ficará com mais de um terço da fabricante dos automóveis de luxo.
A Investindustrial pretende adquirir 37,5% da empresa, através de um aumento de capital que vai avaliar a marca Aston Martin em 750 milhões de libras esterlinas (cerca de 922 milhões de euros).
A operação permitirá à fabricante automóvel duplicar o investimento previsto para os próximos quatro anos. O objectivo da Aston Martin é conseguir competir com os fabricantes de desportivos dos grandes grupos automóveis, como a Ferrari e a Lamborghini.
A Aston Martin vendeu recentemente a marca Ducati à alemã Audi, do grupo Volkswagen. A operação custou 1,1 mil milhões de euros e permitiu à britânica reunir o triplo do investimento inicial.
Investimento é, de facto, “o factor crítico para a Aston Martin”, reconheceu o responsável de previsão de vendas da LMC Automotive, Jonathon Poskitt, citado pelo Financial Times. Financiar a investigação e o desenvolvimento de novos produtos e plataformas é a chave para rivalizar com as concorrentes, considera.