Tem cerca de 36 anos e compra ações através do telemóvel: Conheça o perfil do investidor dos dias de hoje

As baixas taxas de juro e o confinamento levaram muitas pessoas a descobir o seu lado investidor. Muitos começaram a aprender sobre investimentos e a aprofundar os seus conhecimentos sobre os mercados financeiros.

E hoje, qual o perfil dos investidores? De acordo com os dados recolhidos pela corretora XTB, o investidor de hoje tem 36 anos, prefere comprar acções de empresas cotadas em bolsa no seu mercado de origem e normalmente fá-lo através do telemóvel. “Os investidores podem agora aceder de uma forma conveniente aos principais mercados bolsistas globais, sendo que muitos dos investidores tiram partido destas oportunidades investindo em ações de gigantes globais tão populares como a Apple, Google ou Meta (Facebook)”.

De acordo com os dados da XTB, os investidores em ações escolhem mais frequentemente empresas cotadas na sua bolsa de valores nacional. Estas ocupam as primeiras posições na lista das ações das empresas mais populares na maioria dos países. “No caso do mercado português, as empresas e ETFs mais populares entre os clientes da XTB na primeira metade de 2022 foram QDV.DE, BCP.PT, EUNL.DE. Entre as empresas populares, existem também ações de outros mercados, principalmente as cotadas nas bolsas de valores americanas”, explica a corretora.

Os dados mostram ainda que um investidor de ações realiza uma média de 17 transações de compra ou venda de ações durante o ano e que, embora cada vez mais mulheres decidam investir os seus fundos, os homens continuam a ser investidores muito mais ativos no mercado de ações.

Um dos dados sublinhados na análise é ainda o facto de os investidores em ações quererem ter acesso fácil não só às cotações das ações mas também à informação sobre o que está a acontecer nos mercados. Assim, s aplicações de investimento para dispositivos móveis estão a tornar-se cada vez mais populares entre os investidores.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.