Bosch e TomTom aliam-se para criar tecnologia autónoma

Capturar

A Bosch e a TomTom criaram uma parceria para desenvolver em conjunto mapas destinados a equipar automóveis autónomos. A empresa holandesa de dados de trânsito e GPS ficará responsável pela elaboração dos mapas enquanto a empresa alemã de componentes para várias indústrias terá como tarefa definir quais as especificações a que estes mapas terão de ir ao encontro.

Actualmente, os mapas já estão a ser testados em veículos automatizados da Bosch nalgumas estradas públicas na Alemanha e nos Estados Unidos da América. “Apenas através de mapas de alta precisão será possível condução autónoma em auto-estradas a partir de 2020”, afirma Dirk Hoheisel, membro do Conselho Executivo da Bosch.

Jan Maarten de Vries, vice-presidente da TomTom vai mais longe e revela que “até ao fim de 2015, queremos ter mapas de alta-precisão para condução autónoma em todas as auto-estradas e estradas equivalentes na Alemanha”.

As duas empresas trabalham agora em tornar os mapas actuais em mapas para veículos que não necessitam de condutor, diferindo estes dos primeiros em dois aspectos. Por um lado, é necessária uma melhor precisão, ao nível do decímetro, e por outro, os mapas para a condução autónoma necessitam de várias camadas, não só aquela que calcula a rota entre um ponto e outro mas também uma outra que inclui o que o rodeia, posicionando o veículo, e ainda uma camada que processa informações como sinais de trânsito ou limites de velocidade.