Técnico recebe nova cátedra dedicada à prevenção de incêndios florestais em parceria com o BPI e Fundação “la Caixa”

O BPI, a Fundação “la Caixa” e o Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, anunciaram a criação da Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” em “Florestas e Gestão do Fogo”.

André Manuel Mendes

O BPI, a Fundação “la Caixa” e o Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, anunciaram a criação da Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” em “Florestas e Gestão do Fogo”, uma iniciativa que será liderada por Tiago Oliveira e pretende reforçar a produção de conhecimento científico e o debate público em torno da prevenção dos incêndios rurais.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

A nova cátedra tem como principal missão desenvolver investigação aplicada e promover a disseminação de conhecimento junto das comunidades, decisores políticos e restantes entidades envolvidas na gestão do território e dos fogos rurais. O projeto pretende ainda contribuir para uma discussão pública mais informada sobre políticas florestais e estratégias de prevenção.

No primeiro ano de atividade, a cátedra irá centrar-se na criação de processos e ferramentas que incentivem a prevenção dos incêndios, na comparação de indicadores nacionais, regionais e europeus e na realização de diálogos prospetivos com especialistas nacionais e internacionais.

A liderança científica ficará a cargo de Tiago Oliveira, especialista com cerca de três décadas de experiência na gestão do risco de incêndios. O responsável presidiu à Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) desde a sua criação, em 2018, até maio deste ano, sendo reconhecido pelo contributo para a definição da estratégia nacional de gestão integrada do fogo após os incêndios de 2017.

A estrutura contará ainda com um Conselho Científico de acompanhamento, responsável por apoiar o planeamento das iniciativas e o recrutamento da equipa de investigação.

Continue a ler após a publicidade

Entre os objetivos definidos estão a produção e divulgação de conhecimento técnico e científico sobre território, floresta e governança dos fogos rurais, o reforço do diálogo entre entidades públicas e privadas, a promoção de abordagens integradas de gestão do território e a formação avançada de decisores envolvidos na definição e implementação de políticas florestais em Portugal e na Europa.

Segundo os promotores, a iniciativa surge num contexto em que as florestas assumem uma crescente importância económica, ambiental e social, ao mesmo tempo que aumenta o risco de incêndio. A cátedra pretende, por isso, contribuir para a definição de políticas públicas mais consistentes e apoiar a adoção de boas práticas agro-silvo-pastoris, recorrendo à produção científica, capacitação técnica e promoção de debates especializados.

A Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” em “Florestas e Gestão do Fogo” ficará sediada no Departamento de Engenharia Mecânica e no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) do Instituto Superior Técnico, integrado no Laboratório Associado LARSyS.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.