Taxistas portugueses participam na manifestação europeia esta manhã em Paris e exigem reunião com presidente da Comissão Europeia

Protesto conta com a participação da Federação Portuguesa do Táxi, Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros e Associação Nacional Táxis Unidos de Portugal

Francisco Laranjeira
Setembro 8, 2022
6:30

Os taxistas portugueses participam, esta manhã, a partir das 9 horas na Manifestação dos táxis europeus, que vai decorrer na Gare du Nord, em Paris.

O protesto conta com a participação da Federação Portuguesa do Táxi, Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros e Associação Nacional Táxis Unidos de Portugal, assim como a Associação Nacional do Táxi – Espanha, Unite The Union – Inglaterra, Irlanda, Team Taxi – França, Union Nationale Taxis Suisse – Suiça, Nouveaux Taxis Parisiens – Paris, La CGT Taxis – França, Elite Taxi – Bélgica, Federação Nationale du Taxi – França, Brussels Taxi Fed – Bruxelas, Unione Di Rappresentanza Italiana Dei Tassisti – Itália, Sindicat Del Taxi de Catalunya – Catalunha, United Cabbies Group – Londres, Union Nationale des Taxis – França e Fédération Nationale des Taxis Indépendants – Lyon.

Os taxistas exigem que seja assinalada a distinção entre o Serviço Público de Táxi e outras ofertas remuneradas de transporte de passageiros e que sejam disponibilizados orçamentos para apoiar as frotas de táxis na sua modernização e conversão para zero emissões.

Os táxis europeus exigem ainda o cancelamento da recomendação (2022/C62/01) que promove a desregulamentação do Serviço Público de Táxi para uma maior liberalização.

Na base da manifestação está o escândalo Uber Files, onde a ex-comissária da Concorrência e vice-presidente da Comissão Europeia é suspeita de tráfico de influência e conflito de interesses, e que agora trabalha para a empresa americana Uber.

Os táxis europeus exigem reuniões com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, comissária da Concorrência, Nicolas Schmi, comissário para o Emprego e Direitos Sociais e Adina Valean, comissária para os Transportes, para que sejam realizados inquéritos parlamentares, na União Europeia e nos Parlamentos nacionais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.