Táxis e TVDE só podem transportar passageiros no banco traseiro

Os táxis e os veículos de plataformas electrónicas têm de transportar os passageiros no banco traseiro, devendo também cuidar da renovação do ar e da limpeza, devido à Covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República.

Executive Digest

Os táxis e os veículos de plataformas electrónicas têm de transportar os passageiros no banco traseiro, devendo também cuidar da renovação do ar e da limpeza, devido à Covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República.

«No transporte em táxi e no transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma electrónica, os bancos dianteiros devem ser utilizados apenas pelo motorista (…), devendo ainda ser acautelada a renovação do ar interior das viaturas e a limpeza das superfícies», indica o Decreto-Lei (DL) 20/2020.

O diploma, que entra em vigor no domingo, 3 de Maio, acrescenta que, além destas regras, «podem ser adoptadas outras medidas adicionais que sejam adequadas e necessárias no sentido de preservar a saúde pública, designadamente a não disponibilização da venda de títulos de transporte a bordo, a instalação de separações físicas entre os condutores e os passageiros e a disponibilização de gel ou solução cutânea desinfectante».

O números de vítimas mortais associadas ao novo coronavírus em Portugal subiu para 1.023 nas últimas 24 horas e o de infectados para  25.190, revelou este sábado a Direção-Geral de Saúde.

A pandemia do novo coronavírus já provocou, pelo menos, 238.810 desde o seu aparecimento em Dezembro na China, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, feito a partir de fontes oficiais. Um total de 3.354.100 casos de infecção foram registados oficialmente em 195 países e territórios desde o início da epidemia.

Continue a ler após a publicidade

Este número de casos diagnosticados reflecte, contudo, apenas uma fracção do número real, uma vez que um grande número de países testa apenas os casos que requerem tratamento hospitalar.

O número de casos considerados curados ultrapassou pela primeira vez o milhão de pessoas, ascendendo a 1.014.700.

Os Estados Unidos, que registaram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de Fevereiro, são o país mais atingido quer em número de mortos, quer de casos, com 65.068 mortos em 1.104.161. Pelo menos 164.015 pessoas foram declaradas curadas.

Continue a ler após a publicidade

Após os Estados Unidos, os países mais afectados são a Itália com 28.236 mortos em 207.428 casos, o Reino Unido com 27.510 mortos (177.454 casos), a Espanha com 25.100 mortos (216.582 casos) e a França com 24.594 mortos (167.346 casos).

A China (sem os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia se iniciou no final de Dezembro, conta oficialmente com 82.875 casos (um novo nas últimas 24 horas), incluindo 4.633 mortos (0 novas) e 77.642 curados.

A Europa totalizava hoje às 11 horas (mais uma hora em Lisboa) 140.598 mortos em 1.508.719 casos, os Estados Unidos e o Canadá 68.530 mortos (1.158.941), a América Latina e as Caraíbas 12.197 mortos (231.039 casos), a Ásia 8.820 mortos (229.242 casos), o Médio Oriente 6.857 mortos (177.521 casos), a África 1.688 mortos (40.544 casos) e a Oceânia 120 mortos (8.102 casos).

Este balanço foi realizado a partir de dados recolhidos pelas delegações da “AFP” junto das autoridades nacionais competentes e de informações da Organização Mundial da Saúde.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.