TAP: Galamba destaca resiliência e capacidade de autossuperação da empresa após lucros

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, considerou hoje que os resultados da TAP, que obteve um lucro de 65,6 milhões de euros em 2022, revelam a “resiliência e a capacidade de autossuperação” da empresa, dado o “contexto imprevisível”.

Executive Digest com Lusa

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, considerou hoje que os resultados da TAP, que obteve um lucro de 65,6 milhões de euros em 2022, revelam a “resiliência e a capacidade de autossuperação” da empresa, dado o “contexto imprevisível”.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

“Com o anúncio de ontem [terça-feira], ficou demonstrada a resiliência e a capacidade de autossuperação da TAP. A companhia apresentou receitas recorde, acima dos valores de 2019, e lucros superiores a 65 milhões de euros, isto num ano marcado por um contexto de imprevisibilidade, face ainda às consequências da pandemia, da guerra da Ucrânia e, sobretudo, pelos elevados preços dos combustíveis”, declarou João Galamba.

Falando numa audição regimental na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, em Lisboa, o governante assinalou que esta ocasião “acontece um dia depois de a TAP apresentar resultados, que são um passo sólido nas perspetivas para o futuro da empresa e para o país e que decorrem de um processo que tem por objetivo a sustentabilidade a longo prazo da companhia aérea”.

Lembrando que “o Governo está a preparar a abertura de capital da empresa”, João Galamba garantiu que o executivo “não vai abdicar da salvaguarda do valor estratégico da companhia e da manutenção do ‘hub’ de Lisboa”.

“Estes são os nossos pontos de partida, não temos um ponto de chegada apenas definido pelo encaixe financeiro […] porque temos a certeza de que esta é uma empresa sustentável e com viabilidade”, concluiu o ministro da tutela.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

A TAP obteve um lucro de 65,6 milhões de euros em 2022, informou na terça-feira a companhia que regressou aos resultados positivos após prejuízos de 1.600 milhões em 2021 e antes do previsto no plano de reestruturação.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.