Taiwan recebe primeiro lote de ‘drones’ de combate Altius-600M da americana Anduril

Sistemas fornecidos proporcionam às Forças Armadas uma “capacidade de combate imediata” essencial para reforçar a defesa em profundidade e a capacidade ofensiva terrestre

Executive Digest com Lusa
Agosto 6, 2025
8:38

Taiwan recebeu o primeiro lote de ‘drones’ de combate Altius-600M dos Estados Unidos, numa aposta para reforçar a sua capacidade de defesa e ataque face à crescente pressão militar da China, anunciou hoje o Ministério da Defesa taiwanês.

Em comunicado, o ministério indicou que os aparelhos, em número não especificado, foram entregues ao Exército na segunda-feira. O ministro da Defesa, Wellington Koo, recebeu esta terça-feira, em Taipé, o fundador da fabricante Anduril, Palmer Luckey.

Segundo Koo, os sistemas fornecidos proporcionam às Forças Armadas uma “capacidade de combate imediata” essencial para reforçar a defesa em profundidade e a capacidade ofensiva terrestre.

“Com os rápidos avanços tecnológicos, a utilização de ‘drones’ no campo de batalha moderno tornou-se cada vez mais diversificada: além de servirem para reconhecimento e comunicações, são hoje uma capacidade essencial em operações assimétricas”, afirmou o governante, citado no comunicado.

Face à “grave ameaça” representada pela China, o ministério continua a planear e adquirir ‘drones’ de reconhecimento e ataque, para responder às exigências das operações defensivas, acrescentou.

Koo destacou ainda que a integração dos ‘drones’ Altius-600M demonstra a determinação das Forças Armadas em adaptar-se às mudanças no campo de batalha e acelerar a introdução de tecnologias inovadoras. Sublinhou também a importância da cooperação entre Taiwan e os Estados Unidos no uso de tecnologias emergentes para enfrentar a ameaça chinesa e garantir a paz e estabilidade regionais.

Em junho de 2023, o Departamento de Estado norte-americano aprovou a venda a Taiwan de 291 ‘drones’ Altius-600M, 720 mísseis Switchblade 300 e equipamento relacionado, num pacote avaliado em cerca de 360,2 milhões de dólares (310 milhões de euros).

Os Estados Unidos já forneceram os mesmos modelos de ‘drones’ à Ucrânia, no contexto da invasão russa, e a formação de uma frota alargada de veículos aéreos não tripulados tornou-se uma prioridade estratégica para Taiwan, que vê na experiência ucraniana um exemplo claro de como a tecnologia pode ajudar a responder a uma eventual agressão por parte de Pequim.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.