Tabloide inglês coloca Portugal como o país europeu com mais casos de Covid-19 em artigo sobre destinos de Verão

O jornal britânico “Daily Mail” coloca Portugal como o país europeu com maior número de casos de Covid-19 por milhão de habitantes, numa lista sobre os destinos preferidos dos britânicos para passar férias, noticia o “Diário de Notícias” (DN).

O artigo em causa compara as taxas de infecção do novo coronavírus por milhão de habitantes, entre os principais destinos de férias dos ingleses, com base nos dados de um dia. A conclusão? Apenas dois países têm taxas mais elevados do que o Reino Unido: os Estados Unidos da América e Portugal.

Em declarações ao “DN”, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse que se trata de uma «informação não contextualizada». «A situação epidemiológica de um país não pode ser discutida com base num dia e num indicador», como fez o tabloide britânico.

Santos Silva lembrou ainda que Portugal é dos países que mais testes de despiste do novo coronavírus realiza por milhão de habitantes. Neste momento, são recolhidas 83 mil análises por cada milhão de cidadãos. E há também que ter em conta como o número médio de contágios que cada infectado provoca ao longo do tempo, as vítimas mortais, internamentos em enfermarias e em cuidados intensivos, por exemplo.

Recorde-se que Portugal regista, pelo menos, 1.455 mortes associadas à Covid-19 e 33.592 infectados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

A 3 de Maio, Portugal entrou em situação de calamidade devido à pandemia, prolongada até 14 de Junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março.

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 389 mil mortos e infectou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...