Suspeita de bomba obriga a evacuar aeroporto australiano… afinal era um aparelho de depilação a laser

Alerta foi desencadeado durante o processo de inspeção de passageiros e bagagens, quando os agentes de segurança detetaram um objeto suspeito e decidiram acionar os procedimentos de emergência

Francisco Laranjeira

Um aparelho de depilação a laser foi confundido com um possível engenho explosivo no Aeroporto Avalon, em Melbourne, na Austrália, obrigando à evacuação do terminal doméstico e à intervenção de uma equipa antibombas. O caso, relatado pelo ’20 Minutos’, ocorreu esta quinta-feira de manhã, pouco antes das 6h locais.

O alerta foi desencadeado durante o processo de inspeção de passageiros e bagagens, quando os agentes de segurança detetaram um objeto suspeito e decidiram acionar os procedimentos de emergência. O terminal foi evacuado por precaução, enquanto a zona era isolada e as autoridades faziam as verificações necessárias.

A polícia do estado de Victoria informou que um homem chegou a ser detido durante algumas horas, embora não tenha esclarecido se era o proprietário do aparelho. A operação provocou atrasos e perturbações em vários voos domésticos, levando as autoridades aeroportuárias a recomendar aos passageiros que acompanhassem a informação atualizada junto das companhias aéreas.

Horas depois, o aeroporto anunciou a reabertura do terminal e a retoma das operações, depois de a equipa antibombas concluir que o objeto não representava perigo para passageiros, trabalhadores ou para a comunidade.

O objeto suspeito era, afinal, um aparelho de depilação a laser. Ainda assim, a administração do aeroporto defendeu a atuação das equipas de segurança, sublinhando que a operação demonstrou a vigilância dos sistemas de controlo e a rapidez na aplicação de medidas preventivas.

Continue a ler após a publicidade

O Aeroporto Avalon é o segundo aeroporto de Melbourne e serve sobretudo voos domésticos de baixo custo. O incidente acabou por não ter consequências graves, mas foi suficiente para suspender temporariamente as operações e transformar um objeto de uso pessoal num alerta de segurança aeroportuária.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.