Sublinhagem BA2 parece ser mais infeciosa do que a Ómicron. OMS pede prioridade nas investigações

Segundo as primeiras indicações, é provável que esta sublinhagem contamine doentes que já contraíram a Ómicron, disse hoje o ministro da saúde francês, Olivier Véran.

Simone Silva

A subvariante BA2, detetada na Dinamarca, parece ser mais infeciosa do que a Ómicron, variante dominante em muitos países do mundo, avança a agência ‘Efe’.

Segundo as primeiras indicações, é provável que esta sublinhagem contamine doentes que já contraíram a Ómicron, disse hoje o ministro da saúde francês, Olivier Véran.

“É tão contagiosa como a Ómicron mas não mais perigosa”, acrescentou o governante, numa altura em que França já detetou 60 casos desta nova sublinhagem.

O presidente do Comité Científico que aconselha o governo, Jean-François Delfraissy, disse, por sua vez, que a variante BA2 “parece estar a substituir” a sua “prima maior” Ómicron.

O responsável sublinhou que na Índia esta sublinhagem “já é dominante” e que é “mais contagiosa”, embora a sua perigosidade esteja ainda a ser analisada.

Continue a ler após a publicidade

Perante a falta de dados, adianta a ‘Efe’, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já recomendou que se dê prioridade à investigação sobre esta versão da Ómicron.

As provas científicas da Ómicron baseiam-se principalmente na sublinhagem BA.1, mas observou-se nos últimos dias uma presença cada vez maior da sublinhagem BA.2, “que difere da primeira em algumas mutações, incluída a proteína espiga”, disse organismo.

Por isso, defendeu, a comunidade científica deve priorizar as investigações sobre as características da BA.2 para determinar a sua capacidade de contornar as defesas imunitárias e a sua virulência.

Continue a ler após a publicidade

O alerta à volta da BA.2 disparou depois da deteção de um rápido aumento desta sublinhagem no Reino Unido, Índia e Dinamarca. Até à sua descoberta, cerca de 97% dos casos de covid causados pela Ómicron correspondiam à sublinhagem BA.1.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.