Jens Stoltenberg garantiu esta quinta-feira que “o futuro da Ucrânia é com a Nato”. No discurso após reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o secretário-geral da Nato garantiu apoio contínuo ao país perante a invasão russa. Já o líder ucraniano pediu que a adesão à Aliança Atlântica esteja aprovada até julho.
“O futuro da Ucrânia é na Nato, todos os nossos aliados sabem. Deixem-me ser claro, o lugar certo da Nato, por direito, é com a família Euro-atlântica. O lugar da Ucrânia é na Nato. E com o tempo, o nosso apoio vai ajudar-vos a tornar isto possível”, assegurou Stoltenberg.
O líder da Nato anunciou apoio com equipamento militar, sublinhando que, até agora, os aliados já treinaram dezenas de milhares de soldados ucranianos e garantiram mais de 65 mil milhões de euros de ajudas militares.
“A Nato está ao vosso lado hoje, amanhã, o tempo que for necessário”, prometeu Stoltenberg, antes de convidar Zelensky a estar presenta na cimeira da Nato em Vilnius, em junho.
Já Zelensky diz que a Nato tem de convidar a Ucrânia a tornar-se membro e providenciar um calendário para o processo, dizendo que a próxima cimeira da Aliança poderia ser “histórica”, com a confirmação de um novo membro, a Ucrânia.
“Estou grato pelo convite para a cimeira, mas é também importante para a Ucrânia receber o convite que lhe cabe”, afirmou.
“Não há uma única barreira objetiva à decisão política de convidar a Ucrânia para a aliança e agora, quando a maioria das pessoas dos países da Nato e a maioria dos ucranianos apoiam a adesão, é o tempo de tomar as decisões correspondentes”, pediu Zelensky.
Aos jornalistas, o Presidente ucraniano referiu que pediu a Stoltenberg que ajude a “desbloquear” com alguns países-membros da Nato a resistência em fornecerem aviões de guerra modernos à Ucrânia, bem como outros equipamentos de artilharia e armas.
“Os obstáculos estão a custar vidas de soldados ucranianos”, referiu Zelensky, a quem Stoltenberg garantiu que o tema já foi discutido e será anunciado em breve novo pacote de apoio neste âmbito.
O líder ucraniano afirmou que vê a visita de Stoltenberg a Kiev como um sinal da vontade da nato de “abrir um novo capítulo ambicioso” para a Ucrânia e para a Aliança.





