Duas startups portuguesas aceleradas na Universidade Católica Portuguesa foram premiadas no Concurso de Inovação e Empreendedorismo para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2025, realizado em Macau.
A Dermamatica e a Glooma, ambas focadas em soluções para a deteção precoce do cancro, conquistaram distinções que reforçam o reconhecimento internacional da inovação nacional na área da saúde.
A Dermamatica arrecadou o Prémio de Maior Potencial de Desenvolvimento na Área da Grande Baía, graças a uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial que permite o rastreio 3D do cancro da pele. Já a Glooma foi distinguida com o Prémio de Transferência do Valor Científico e Tecnológico, com a SenseGlove – uma luva sensorial conectada a uma aplicação móvel, que facilita o autoexame mamário e antecipa a deteção do cancro da mama.
As duas startups integraram o programa Forward!, da Católica Lisbon School of Business & Economics, que promove a ligação entre universidades e incubadoras e acelera a entrada no mercado de soluções inovadoras.
“Estes prémios demonstram a qualidade dos projetos empreendedores que surgem no ecossistema de start-ups da Católica e o impacto real que podem ter a nível global. São também mais um sinal claro de que o talento e a inovação produzidos em Portugal estão preparados para competir e vencer no cenário internacional”, sublinha a pró-reitora para a Inovação e Empreendedorismo, Céline Abecassis-Moedas.














