Startup portuguesa que criou solução para reduzir desperdícios na indústria têxtil premiada pela ANI

A startup portuguesa Smartex.Ai foi distinguida, esta semana, nos Born from Knowledge (BfK) Awards, o prémio de inovação da Altice Portugal atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

Criada por três antigos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Smartex.Ai desenvolveu uma tecnologia que permite reduzir desperdícios na indústria têxtil, detetando imperfeições na produção de tecidos numa fase inicial da cadeia de produção através do uso de Inteligência Artificial.

Através deste processo, além do forte contributo para o ambiente, a indústria conseguirá reduzir os custos com materiais e produção.

“A Smartex.Ai tem vindo a demonstrar que a solução que desenvolveu tem óbvias mais valias face à concorrência. Ao permitir não só a redução dos custos de materiais e de produção numa indústria com enorme tradição em Portugal, a qual tem sido, de resto, um exemplo na capacidade de inovação no país, mas também ganhos ambientais significativos, faz com que esta start-up seja um caso de sucesso sobre o qual vamos ouvir falar bastante nos próximos anos. É, portanto, um justo vencedor da distinção BfK Awards”, comentou João Borga, administrador da ANI.

A Smartex.Ai, que assegurou financiamento de alguns dos principais produtores têxtil a nível global, prevê encerrar o ano com 1,2 milhões de euros em carteira de encomendas de Portugal, Itália e Turquia, prevendo expandir a sua tecnologia para a China em breve.

De acordo com uma nota enviada à imprensa sobre a distinção, é referido que o algoritmo de IA da Smartex.Ai garante uma rastreabilidade de defeitos próxima de 100%.

A empresa consegue, através desta solução, ter um retorno do investimento em menos de um ano, além de assegurar uma poupança de mais de 2 milhões de toneladas de água, 166.320 kWh de energia e de 41.338 quilos de emissões de CO2.

A startup venceu também o Prémio Pitch da Web Summit deste ano.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.