Stairway to (tech) heaven: a carreira em tecnologia começa em qualquer altura

Por Kristina Stojcik, Software Engineer na Mollie

 

Um-do-li-tá, que profissão nos calhará? Quando somos jovens, vivemos ansiedade por antecipação no que toca ao percurso profissional que escolhemos e à carreira que queremos construir. Mas, chegando à vida adulta, percebemos que estabilidade não significa estagnação e o mundo tecnológico tem oportunidades interessantes para todos os especialistas que queiram fazer essa transição – e a formação é a chave para o conseguir.

O mercado tecnológico é marcado por uma constante escassez de talento. Portugal, por exemplo, é o 2º país do mundo onde este desafio se sente com mais intensidade, segundo um estudo do ManpowerGroup. As novidades surgem em ritmo acelerado e as necessidades das organizações exigem cada vez mais profissionais para responder. Ao mesmo tempo, as oportunidades para trabalhar em tecnologia tornam-se mais atrativas. Reconhecemos-lhes um ‘je ne sais quoi’ especial por estarmos na frente da inovação, beneficiamos de um work-life balance pouco comum a outras profissões e oportunidades mais vantajosas.

A boa notícia? Há espaço para todos neste mundo tech e nunca é tarde para fazer esta transição na carreira. As opções de formação para entrar na área são diversas e flexíveis, onde as Academias especializadas, cursos online e modalidades intensivas têm ganho destaque nesta mudança de vida profissional. Para dar este salto para uma nova oportunidade, é fundamental começar por saber o máximo possível sobre as opções disponíveis. A partir da análise sobre o setor, é possível encontrar a área que melhor se encaixa com o que se gosta de fazer, que inovação mais suscita curiosidade e qual se adapta à realidade de cada pessoa e ao tempo disponível para estudar algo novo.

Alerta à gestão de expetativas: não vamos dominar tudo de imediato. A criação e aprofundamento de competências técnicas constrói-se com tempo e dedicação, assim como networking e análise de oportunidades para evoluir. Em linha com a ambição e objetivos a atingir, é necessário compreender como a disciplina e proatividade são skills chave ao sucesso a longo prazo.

Mas estar disponível para aprender algo novo é necessário além dos primeiros passos na área tecnológica. Segundo um estudo do ManpowerGroup sobre as skills que maior diferença fazem na carreira, conseguir aprender de forma sistemática e ao longo da vida é essencial em qualquer carreira. Além disto, estar confiante das competências e da escolha feita traz mais motivação a todo o processo de mudança. A síndrome de impostor é recorrente quando tomamos decisões tão transformadoras como a mudança de carreira e, por isso, reconhecer e ultrapassar este desafio abre novas oportunidades de crescimento. Ao mostrar confiança, motivação, curiosidade e espaço para melhoria, é possível não só chegar mais longe, como aproveitar esta viagem.

Com as transformações no mercado de trabalho e oportunidades que o digital traz, existe um admirável mundo novo ao alcance de todos. Assim como não existem melhores momentos para esta transição, também não falamos em erros ou falhas quando surge alguma adversidade, mas antes de aprendizagens que tornam o caminho cada vez mais sólido, claro e estruturado. As oportunidades em tecnologia são inúmeras e acolhem todas as pessoas que, de forma contínua, criem um percurso assente na aprendizagem, espírito crítico e abertura a todas as novidades que vão construir o futuro.

Ler Mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.