Spreads descem no crédito habitação. Já há bancos a oferecer 0,75%

Numa altura em que a inflação e as constantes subidas das taxas de juro por parte dos bancos centrais estão a fazer disparar a Euribor, contratar ou manter um crédito habitação tem sido um desafio para os portugueses. No entanto, já há bancos com ofertas mais baixas.

André Manuel Mendes

Numa altura em que a inflação e as constantes subidas das taxas de juro por parte dos bancos centrais estão a fazer disparar a Euribor, contratar ou manter um crédito habitação tem sido um desafio para os portugueses. No entanto, já há bancos com ofertas mais baixas.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

“No contexto atual, de subida das taxas de juro, os bancos têm lançado novas campanhas onde oferecem spreads desde 0,75%. É importante que as famílias saibam com o que podem contar, aproveitando o ambiente de concorrência para minimizar o impacto da subida de juros no seu orçamento”, explica Cláudio Santos, Chief Comercial Officer (CCO) do Doutor Finanças.

Assim, o especialista alerta as famílias que têm créditos habitação para perceberem junto das entidades bancárias com quem têm contratualizado, a possibilidade de o baixar, visto que há bancos com ofertas inferiores.

No entanto, sublinha, estas condições não se aplicam a todos os contratos, “estando condicionadas ao cumprimento de determinados limites relativos ao LTV (Loan-to-value), taxa de esforço e prazo do financiamento, assim como à contratação de produtos associados, como é o caso dos seguros”.

Ainda assim, Cláudio Santos diz ser conveniente conhecer as condições de financiamento e tentar encontrar soluções que reduzam os encargos financeiros.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

O especialista sublinha principalmente os casos com créditos contratados há muitos anos. “Há dez anos, por exemplo, o spread médio aplicado nos novos contratos de crédito habitação com taxa variável estava próximo dos 3%. Nessa altura, as taxas Euribor já estavam em níveis historicamente baixos e os bancos estavam a restringir o montante de crédito alocado”.

Posteriormente o spread médio foi baixando, pelo que pode ser vantajoso transferir o crédito habitação, de forma a beneficiar de melhores condições, que permitirão atenuar o impacto da subida dos juros na prestação mensal, explicam.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.