Sonae reforça investimento social à educação para “mitigar fatores de desigualdade ou exclusão”

A Sonae e a Teach For Portugal (TFP) firmaram uma parceira para potenciar a educação de jovens e crianças desfavorecidas em Portugal, promovendo o recrutamento de 50 novos mentores em 2023. O objetivo é expandir a atividade da ONG em mais escolas de comunidades desfavorecidas em todo o país, beneficiando mais de 8.000 alunos.

Em comunicado, a Sonae confirma que “os candidatos a mentores devem ser licenciados ou finalistas de qualquer área de formação e fluentes em português e inglês”. As 50 oportunidades para contratos de dois anos estão distribuídas por 12 regiões: Trás-os-Montes, Tâmega e Sousa, Área Metropolitana do Porto, Alto Alentejo, Área Metropolitana de Lisboa, Cascais, Algarve, Braga, Viana, Guimarães, Coimbra e Odemira.

Os mentores são remunerados pelo seu trabalho e beneficiam do apoio dos parceiros da TFP para abraçarem novos desafios profissionais no final do programa. As candidaturas estão abertas até 5 de fevereiro no site da Teach For Portugal, sucedendo-se a fase de seleção, formação e início de funções nas escolas, em setembro.

Para Daniel Fonseca, diretor de Corporate Branding & Communication da Sonae, “na Sonae estamos comprometidos em dedicar parte do nosso investimento social à Educação, com o objetivo de mitigar fatores de desigualdade ou exclusão, promovendo uma sociedade mais empoderada e resiliente. O reforço da nossa parceria com a Teach For Portugal vem contribuir para o nosso propósito de criar hoje um amanhã melhor para todos, levando os benefícios desta parceria a um número crescente de alunos desfavorecidos. Isto apenas será possível através do alargamento da rede de mentores, que irão contribuir para melhorar o futuro de muitas crianças em todo o país.”

Já Pedro Almeida, CEO e co-fundador da Teach For Portugal diz que, “a captação de talento com compromisso social e potencial de liderança, para operar nos vários estabelecimentos de ensino, prevê o cumprimento do nosso principal objetivo: o de todas as crianças terem a liberdade de escolha e igualdade de oportunidades que extravasem o seu contexto social e permitam um caminho de vida não condicionado. E é justamente aqui que se insere esta parceria, na possibilidade de expandir o projeto e escalar o impacto na sociedade, chegando a novos públicos e geografias”.

Os mentores Teach For Portugal integram o Programa de Desenvolvimento de Liderança que é profissional, formativo e remunerado, durante 2 anos a tempo inteiro. Durante este período, recebem formação e acompanhamento contínuo, através de um plano para desenvolver competências-chave que lhes permitem por um lado maximizar no imediato o seu impacto na escola, e por outro lado, a médio prazo, prosseguir uma carreira com impacto na educação e na redução das desigualdades.

Os mentores devem ser profissionais promissores, com forte sentido de liderança e compromisso cívico, para dedicarem 2 anos das suas carreiras a capacitarem alunos de contextos desfavorecidos em Portugal, bem como a desenvolverem competências socio-emocionais decisivas para o seu futuro.

A Sonae é parceira da TFP desde a sua fundação, tendo atualmente projetos de parceria a decorrer em 10 escolas por todo o país, das quais 6 resultam de uma candidatura conjunta ao Portugal Inovação Social.

Sonae Sierra instala espaços de trabalho diferenciados no Colombo. Cabines individuais e insonorizadas podem ser reservadas

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.