Sonae Campus convida comunidades científicas e empresariais a testarem soluções de sustentabilidade em ambiente real

O Sonae Campus, onde está localizada a sede do grupo Sonae, lançou a iniciativa Social Innovation and Open Community Lab, que permite às comunidades científico-tecnológica, universidades, startups e empresas testarem e avaliarem as suas soluções inovadoras de sustentabilidade em ambiente real.

André Manuel Mendes
Maio 20, 2024
10:51

O Sonae Campus, onde está localizada a sede do grupo Sonae, lançou a iniciativa Social Innovation and Open Community Lab, que permite às comunidades científico-tecnológica, universidades, startups e empresas testarem e avaliarem as suas soluções inovadoras de sustentabilidade em ambiente real.

Esta ação é parte do projeto europeu PROBONO e integra o Porto Living Lab, focado em implementar soluções integradas de biodiversidade e energia sustentável.

A iniciativa Social Innovation and Open Community Lab concentra-se em possibilitar o teste de novas soluções em energia, biodiversidade e economia circular, utilizando as infraestruturas e soluções sustentáveis do Sonae Campus.

“Portugal necessita de criar um forte ecossistema de inovação na área da sustentabilidade. Por isso, estamos empenhados em colaborar com universidades, centros de investigação, startups e empresas para trazer os seus projetos à luz do dia, proporcionando-lhes a oportunidade de testar as suas soluções em ambiente real no Sonae Campus Living Lab. Este trabalho conjunto é essencial para responder aos desafios de sustentabilidade do mundo atual e proteger o planeta, as pessoas e a comunidade. Ao mesmo tempo, permite-nos cumprir com a nossa missão de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas”, afirma João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae

As candidaturas podem ser submetidas online até 11 de junho de 2024, com a oportunidade de participar num Open Day em 4 de junho para conhecer as valências dos espaços. Cada projeto terá uma duração máxima de 6 meses, focando-se na avaliação de soluções maduras em vez de no desenvolvimento.

O júri encarregado de avaliar as candidaturas é composto por especialistas nas áreas de energia sustentável, ambiente e biodiversidade, e economia circular. O Sonae Campus inclui edifícios reconhecidos pela sua construção sustentável, como o Sonae Maia Business Center e o Sonae Tech Hub, classificados entre os 100 edifícios no mundo com maior pontuação no âmbito da certificação LEED.

Além disso, o projeto PROBONO envolve 47 parceiros de 15 países, incluindo várias entidades do universo de empresas Sonae em Portugal. O objetivo é fornecer soluções validadas para a conceção, construção e operação de edifícios com emissões reduzidas e energia positiva, contribuindo para comunidades mais sustentáveis. O Sonae Campus Living Lab, juntamente com outros laboratórios vivos na Europa, faz parte deste ambicioso projeto de desenvolvimento sustentável, selecionado para o Programa-Quadro Horizonte 2020.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.