Só Lisboa e Setúbal pagam acima do salário médio em Portugal. Restantes distritos abaixo da linha dos 1208 euros

Apenas os dois distritos em Portugal, Lisboa e Setúbal, pagam salários acima da linha dos 1208 euros, a média remuneratória nacional, apurada pelo Instituto Nacional de Estatística. De acordo com os dados da Segurança Social, a que o Correio da Manhã (CM) teve acesso, em Lisboa os salários médios brutos rondam os 1465 euros, em Setúbal 1318 euros, no Porto 1194 euros, e em Coimbra 1157 euros.

No extremo oposto, as regiões do Interior, em particular no Norte e no Alentejo, surgem como aquelas onde as remunerações são mais baixas. “Ainda segundo os dados da Segurança Social, Vila Real, com cerca de 982 euros de salário médio, surge em último entre todos os distritos e regiões autónomas, sendo antecedido da Guarda (986 euros), Bragança (989 euros) e Beja (998 euros)”, adianta o CM.

O jornal do grupo Cofina explica ainda que “se às remunerações declaradas à Segurança Social se somarem as contribuições para a Caixa Geral de Aposentações – apenas para funcionários públicos, com vencimentos, em média, mais elevados face ao privado –, o salário médio em Portugal tende a subir”.

Segundo os dados do INE, referentes ao primeiro trimestre deste ano, o salário médio bruto sobe para os1227 euros, mais 19 euros do que o vencimento médio referido de 1208 euros.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.