Siemens Gamesa vai fabricar pás de turbinas eólicas recicláveis para combater desperdício

A fabricante de turbinas Siemens Gamesa anunciou esta terça-feira que deu início à produção de pás de turbinas eólicas offshore recicláveis ​​para uso comercial, segundo a ‘Reuters’.

O projeto da empresa espanhola surge como uma resposta a um problema ambiental resultante do fabrico destes componentes, dado que as pás das turbinas eólicas, que são grandes e não recicláveis, acabam em enormes aterros após serem utilizadas.

Em maio, a rival dinamarquesa Vestas deu a conhecer uma tecnologia que permite que as pás de turbinas eólicas sejam totalmente recicladas; contudo, a Siemens Gamesa refere no comunicado emitido hoje que foi a primeira empresa a produzir lâminas recicláveis.

Por norma, as pás das turbinas eólicas são produzidas a partir de resinas que unem os seus diferentes materiais, um processo recriado pela empresa espanhola, que recorre a uma resina com uma estrutura química especial que permite separar os vários materiais, a fim de poderem ser reaproveitados.

De acordo com a empresa, a unidade da Siemens Energy já fechou acordos para vender pás recicláveis ​​a três concessionárias RWE da Alemanha, EDF da França e Distribuição de Energia Ocidental da Grã-Bretanha.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.