Será que o Twitter pode ir à em falência? Musk está a correr contra o tempo para pagar aos credores

O Twitter parece ter dinheiro mais que suficiente para pagar as primeiras dívidas no valor de 300 milhões de dólares (277 milhões de euros). Porém, vão existir mais pagamentos e Musk está a correr contra o tempo para retirar das contas da empresa o total de 12,5 mil milhões de dólares (11,5 mil milhões de euros) que pediu emprestado.

Em conversa no Twitter Spaces no final de dezembro, o CEO informou que a empresa tem em caixa mil milhões de dólares, porém, admitiu que pode abrir falência a qualquer momento, tendo em conta a “enorme queda” de receita quando alguns anunciantes decidiram abandonar a plataforma.

A dívida do Twitter está a ser gerida por um grupo de sete bancos liderados pelo Morgan Stanley. O drama em torno da aquisição de Musk e a volatilidade dos mercados deixaram-nos com os empréstimos, que normalmente já teriam sido eliminados por investidores.

Neste momento, já perderam de 4 mil milhões a apoiar Musk no Twitter, e os observadores do mercado veem poucos motivos para os bancos concordarem com movimentos inesperados perto do prazo de pagamento de juros, por volta de 27 de janeiro.

De acordo com Jordan Chalfi da CreditSights, empresa de pesquisa de crédito, citada pelo jornal espanhol ‘elEconomista’, as apostas são muito altas para Musk e seus co-investidores” sendo que “o Twitter fará os seus pagamentos de juros em curto prazo, em bons e maus momentos, dando aos negócios tempo para recuperar”.

A questão permanece é no longo prazo. Na conversa do Twitter Spaces, o empresário garantia “foi por isso que nas últimas cinco semanas estive a cortar custos como um louco”.

Embora o Twitter seja o responsável pela dívida, e não Musk pessoalmente, ele investiu mais de 20 mil milhões de dólares pela sua participação na empresa. Algo que vale agora vale apenas 11,6 mil milhões de dólares, uma parte considerável da sua fortuna de 137,4 mil milhões, de acordo com o ‘Bloomberg Billionaires Index’.

Recorde-se que o Twitter tem tentado encontrar maneiras criativas de cortar nas despesas para pagar dívidas. Em alguns casos, parou de pagar a renda de alguns dos seus escritórios e também pediu aos funcionários que tentassem renegociar acordos com fornecedores externos. Esta semana, o Twitter leiloou centenas de móveis de escritório.

Máquinas de café e logo em néon do Twitter estão à venda. Musk continua a “cortar custos como um louco”

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.