Será hoje o último dia de verão? Calor intenso e trovoadas antecedem fim de semana de chuva

Hoje conte igualmente com um dia marcado pela nebulosidade, especialmente nas regiões do Interior, mas também poeiras em suspensão

Francisco Laranjeira
Setembro 19, 2025
6:15

Esta sexta-feira será marcada pelo calor, mas não só: deverá ser o dia mais quente desta onda de calor recente em muitos locais de Portugal continental, particularmente no Litoral. Já no Interior, os termómetros vão começar a descer e pode mesmo ser a despedida do verão: as temperaturas mais baixas estão aí a bater à porta, indicou o site ‘LusoMeteo’.

Mas hoje conte igualmente com um dia marcado pela nebulosidade, especialmente nas regiões do Interior, mas também poeiras em suspensão – uma combinação que, caso ocorra algum aguaceiro, pode levar a uma ‘chuva de lama’. No entanto, é pouco provável, apontaram os especialistas, que haja instabilidade: há energia convectiva, há humidades nos níveis altos, mas há fatores que podem anular a formação da convecção.

No entanto, especialmente nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, é possível que possa haver alguma trovoada localizada, com alguns aguaceiros. Mas o destaque desta sexta-feira vai mesmo para o intenso calor que se vai fazer sentir nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. Também em Lisboa as temperaturas serão bem elevadas!

Esta sexta-feira deverá ser um daqueles dias em que há mais calor a Norte, e até no litoral, do em alguns locais do Alentejo, uma vez que para as regiões do Interior mais a Sul há previsão de alguma descida das máximas – e também, ligeiramente, das mínimas. Por outro lado no litoral as mínimas sobem bastante, sendo uma noite tropical em mais regiões!

Para este sábado, porém, vai registar-se uma queda acentuada das temperaturas, com maior expressão no Norte e Centro do território continental, indicou o site ‘Tempo.pt’. Em certas regiões espera-se até que as temperaturas possam descer cerca de 10 graus. O céu deverá apresentar-se, de forma geral, muito nublado, com os aguaceiros a poderem surgir no Noroeste do território da parte da manhã e, à medida que o dia vai avançando, a estenderem-se ao restante território continental.

Domingo não espere mudanças na tendência: prevê-se uma nova descida acentuada das temperaturas, desta vez com maior ênfase nas regiões do Interior. O céu deverá apresentar-se muito nublado, com exceção para o Sul do país onde o sol deverá brilhar com mais intensidade. Há ainda a possibilidade de formação de nevoeiro ou neblina matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro.

Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, tanto no Noroeste do território continental (Minho e Douro litoral), como no interior Centro (distrito de Portalegre) e no Sul (Algarve). Os aguaceiros também fazem parte da previsão para os territórios insulares. Na Madeira, deverão afetar todas as geografias, sem exceção, com as temperaturas a baixarem ligeiramente: as temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 e os 21 graus, com as máximas a poderem oscilar entre os 23 e 26 graus.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.