Esta sexta-feira será marcada pelo calor, mas não só: deverá ser o dia mais quente desta onda de calor recente em muitos locais de Portugal continental, particularmente no Litoral. Já no Interior, os termómetros vão começar a descer e pode mesmo ser a despedida do verão: as temperaturas mais baixas estão aí a bater à porta, indicou o site ‘LusoMeteo’.
Mas hoje conte igualmente com um dia marcado pela nebulosidade, especialmente nas regiões do Interior, mas também poeiras em suspensão – uma combinação que, caso ocorra algum aguaceiro, pode levar a uma ‘chuva de lama’. No entanto, é pouco provável, apontaram os especialistas, que haja instabilidade: há energia convectiva, há humidades nos níveis altos, mas há fatores que podem anular a formação da convecção.
No entanto, especialmente nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, é possível que possa haver alguma trovoada localizada, com alguns aguaceiros. Mas o destaque desta sexta-feira vai mesmo para o intenso calor que se vai fazer sentir nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. Também em Lisboa as temperaturas serão bem elevadas!
Esta sexta-feira deverá ser um daqueles dias em que há mais calor a Norte, e até no litoral, do em alguns locais do Alentejo, uma vez que para as regiões do Interior mais a Sul há previsão de alguma descida das máximas – e também, ligeiramente, das mínimas. Por outro lado no litoral as mínimas sobem bastante, sendo uma noite tropical em mais regiões!
Para este sábado, porém, vai registar-se uma queda acentuada das temperaturas, com maior expressão no Norte e Centro do território continental, indicou o site ‘Tempo.pt’. Em certas regiões espera-se até que as temperaturas possam descer cerca de 10 graus. O céu deverá apresentar-se, de forma geral, muito nublado, com os aguaceiros a poderem surgir no Noroeste do território da parte da manhã e, à medida que o dia vai avançando, a estenderem-se ao restante território continental.
Domingo não espere mudanças na tendência: prevê-se uma nova descida acentuada das temperaturas, desta vez com maior ênfase nas regiões do Interior. O céu deverá apresentar-se muito nublado, com exceção para o Sul do país onde o sol deverá brilhar com mais intensidade. Há ainda a possibilidade de formação de nevoeiro ou neblina matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro.
Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, tanto no Noroeste do território continental (Minho e Douro litoral), como no interior Centro (distrito de Portalegre) e no Sul (Algarve). Os aguaceiros também fazem parte da previsão para os territórios insulares. Na Madeira, deverão afetar todas as geografias, sem exceção, com as temperaturas a baixarem ligeiramente: as temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 e os 21 graus, com as máximas a poderem oscilar entre os 23 e 26 graus.














