A Direção Principal de Inteligência da Ucrânia (HUR) encontrou evidências concretas do rapto em massa de crianças ucranianas pela Rússia, denunciou esta quarta-feira o porta-voz do HUR, Andriy Yusov.
Cyber specialists of the Defence Intelligence of Ukraine have obtained new evidence of the mass abduction of Ukrainian children by russian occupiers from temporarily occupied territories.
🔗: https://t.co/ot8MXaihF8 pic.twitter.com/XALK9xFlnu
— Defence Intelligence of Ukraine (@DI_Ukraine) July 30, 2025
Recorde-se que há pouco mais de uma semana, um ataque cibernético do HUR obteve e destruiu grandes quantidades de dados após obter acesso aos servidores do “Governo da Crimeia” imposto pela Rússia ao longo de vários dias.
O HUR disse que esperava que os 100 terabytes de dados extraídos revelassem “muitos detalhes explosivos sobre as atividades e crimes dos ocupantes russos na Crimeia ucraniana”.
De acordo com o organismo ucraniano, o material recuperado “continha documentação que confirmou o deslocamento forçado de crianças dos territórios temporariamente ocupados das regiões de Kherson, Zaporizhia, Donetsk e Lugansk, na Ucrânia”. Os especialistas de Kiev “obtiveram acesso a milhares de listas de crianças deportadas, detalhes de crianças sem tutores legais para as quais a Rússia nomeou ilegalmente ‘guardiões’ russos substitutos, incluindo endereços de novos locais de residência onde as crianças ucranianas sequestradas foram ‘reassentadas'”.
Segundo o HUR, os dados somavam milhares de arquivos com informações valiosas relacionadas ao rapto de crianças ucranianas — um dos crimes de guerra mais flagrantes da Rússia.













