Sempre a abrir. Tesla soma 14 mil milhões por dia à sua avaliação em bolsa

A avaliação da fabricante de veículos elétricos Tesla somou o valor combinado das gigantes Detroit Three – GM, Ford Motor e Fiat Chrysler – em apenas cinco dias de negociação, até esta segunda-feira. A Tesla cresceu em média 14 mil milhões de dólares (cerca de 12 mil milhões de euros) em cada um desses dias, avança a ‘Bloomberg’.

Na semana passada, a empresa ganhou aproximadamente o valor da Fiat Chrysler Automobiles todos os dias.

As ações da Tesla está a ter uma performance assinalável diante do forte impacto mundial da pandemia, ajudada mais recentemente pelos números de entregas do segundo trimestre que excederam as estimativas.

“Definitivamente, existe uma componente de retalho significativa que está a elevar as ações”, considera Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, em entrevista à ‘Bloomberg’, referindo-se a investidores individuais.

Ainda assim, muitos investidores institucionais ‘de peso’ agora também querem uma fatia da Tesla e do mercado de veículos elétricos, sublinhou o analista, acrescentando que “mesmo por entre a pandemia da Covid-19 e num ambiente macro tão ‘escuro’, a empresa acabou de colocar um número de entrega superior a 90 mil, o que se destaca sobretudo quando as outras fábricas desafios esmagadores”.

Segundo anunciou a Tesla, a 2 de julho, as entregas de veículos no segundo trimestre atingiram as 90.650 unidades, números que comparam com a estimativa média dos analistas de cerca de 83 mil unidades.

A vontade de apanhar esta boleia e fazer muito dinheiro também é destacada na análise de Craig Irwin, da Roth Capital Partners, que assegura que a avaliação da Tesla está a conduzida por gestores de fundos, presentes na Netflix, Amazon.com e Facebook e que a vêem como um sotck de grande capitalização.

As ações da Tesla subiram pelo menos 5% em quatro das cinco sessões até segunda-feira. Embora possa não ser incomum para uma empresa que obteve ganhos de 20% num dia duas vezes na sua história, o aumento mostra uma consistência de que não há memória. É a primeira vez que as ações publicam quatro de cinco sessões com ganhos desta magnitude.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...