Sem Trump e Putin: Xi Jinping anuncia que também não estará presente na cimeira do G20

Será a primeira vez que a cimeira do G20 não terá a presença dos chefes de Estados dos EUA, Rússia e China

Francisco Laranjeira
Novembro 13, 2025
15:27

O presidente chinês Xi Jinping não vai comparecer à cimeira do G20 na África do Sul na próxima semana, sendo que a China vai estar representada pelo primeiro-ministro Li Qiang, juntando-se assim às ausências de Putin e Trump: será a primeira vez que a cimeira do G20 não terá a presença dos chefes de Estados dos EUA, Rússia e China.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China declarou, em comunicado, que Li viajará a Joanesburgo “a convite do governo sul-africano” para participar da 20ª Cimeira do G20, de 21 a 23 de novembro. Antes, viajará à Rússia para participar numa reunião da Organização de Cooperação de Xangai, de 17 a 18 de novembro, e depois à Zâmbia para uma visita oficial, de 19 a 20 de novembro.

A desistência de Xi Jinping soma-se às dos presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, respetivamente. Assim, Washington será representado pelo vice-presidente JD Vance, embora Trump tenha ameaçado recentemente boicotar a cimeira após acusar a África do Sul, sem provas, de assassinar proprietários de terras brancos e confiscar as suas terras.

A Rússia será representada por Maxim Oreshkin, vice-chefe de gabinete da Presidência russa. Putin não compareceu pessoalmente às recentes cúpulas do G20 e, no caso da África do Sul, há a circunstância adicional de o país ser membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu formalmente um mandado de prisão contra o presidente russo por supostos crimes de guerra na Ucrânia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.