A Comissão de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Blocos de Partos sugeriu o encerramento dos serviços de urgência da especialidade em Vila Franca de Xira, Barreiro, Guarda, Castelo Branco, Famalicão e Póvoa de Varzim. Apesar de não haver unanimidade entre os especialistas, o documento final, que ficou pronto em setembro e já entregue ao Governo e Serviço Nacional de Saúde (SNS), vai haver ser alvo de discussão com a nova equipa da Saúde, o ministro Manuel Pizarro e o diretor-executivo do SNS, Fernando Araújo.
Caso se verifiquem os fechos, avançou esta quarta-feira o ‘Correio da Manhã’, as equipas terão de ser deslocadas para outros hospitais para que o serviço em rede fique reforçado. O colégio de especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos ainda não emitiu um parecer sobre a proposta.
Fonte oficial do Ministério da Saúde confirmou, ao jornal diário, que houve uma reunião, no passado dia 3, com o grupo de peritos e um dos pontos de agenda foi “a análise do documento produzido por esta comissão”, acrescentando que decorre, neste momento, “a fase de estudo das recomendações apresentadas, tendo em vista o funcionamento em rede do SNS e a melhoria da resposta às populações, que naturalmente vai envolver a direção executiva do SNS”.






