SEAT e Volkswagen Autoeuropa ligam fábricas de Portugal e Espanha por comboio para aumentar sustentabilidade

As fábricas da SEAT em Martorell (Barcelona) e da Volkswagen Autoeuropa em Palmela vão estar ligadas através de um serviço ferroviário já a partir deste mês. O serviço funciona uma vez por semana, e espera-se que transporte mais de 20.000 veículos por ano, o que irá evitar 2.400 viagens de camião e assim reduzirá as emissões de CO2 em 43%.

Até ao momento “os veículos produzidos em Martorell eram transportados de comboio para Salobral (Madrid) e depois distribuídos a partir daí de camião, para os vários concessionários”, explica a empresa em comunicado, acrescentando que agora serão enviados diretamente para Palmela e serão transportados de camião uma última vez para o depósito de distribuição na Azambuja.

Na volta, o comboio transportará veículos fabricados em Palmela para o Porto de Barcelona, a partir de onde serão distribuídos por estrada para diferentes regiões de Espanha, sul de França e de navio para outros destinos no Mediterrâneo.

“O comboio é um meio de transporte amigo do ambiente, rentável e eficiente, razão pela qual este novo serviço entre as fábricas de Martorell e Palmela nos ajuda a progredir no nosso objetivo de reduzir a nossa pegada de carbono do transporte de veículos e nos aproxima do nosso objetivo de sustentabilidade logística”. diz Herbert Steiner, Vice-Presidente da Produção e Logística, na SEAT S.A.

Steiner acrescentou ainda que este projeto faz parte da estratégia ‘One Production’ das fábricas do Grupo Volkswagen na Península Ibérica, que tem como principal objetivo otimizar recursos, gerar sinergias em três centros de produção e aumentar a eficiência.

“Integrado na estratégia de descarbonização dos nossos transportes logísticos, a Volkswagen Autoeuropa abraçou com entusiasmo desde o início este projeto focando todos os esforços no bem comum entre todos os interlocutores do projeto”, refere Rui Baptista, Diretor de Logística da Volkswagen Autoeuropa.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.