A polícia de Saône-et-Loire, uma zona rural no centro-leste de França, lançou um alerta inusitado aos condutores, no qual avisa para o que descreve como a “época da embriaguez” dos animais selvagens.
O aviso foi divulgado nas redes sociais e chama a atenção para comportamentos imprevisíveis da fauna durante a primavera, um período em que alguns animais ingerem alimentos fermentados.
Segundo a autoridade policial, nesta altura do ano alguns animais selvagens consomem rebentos, frutos fermentados ou vegetação em decomposição, o que pode provocar comportamentos anormais e desorientação.
Num dos exemplos partilhados, a polícia publicou um vídeo de um cervo a andar em círculos, acabando por perder o equilíbrio e cair.
A polícia da França emitiu um alerta nesta quarta-feira (13/5) aos motoristas da região de Saône-et-Loire sobre o risco de acidentes causados por veados embriagados.
Continue a ler após a publicidadeCom a chegada da primavera no hemisfério norte, os animais selvagens consomem frutos fermentados e apresentam… pic.twitter.com/QjLG8D12Zw
— O TEMPO (@otempo) May 14, 2026
A publicação foi acompanhada de um aviso com tom informal: “Se o Bambi exagerou um pouco no aperitivo da floresta, talvez não seja a melhor altura para conduzir como se fosse o dono da estrada”.
Perante este cenário, as autoridades aconselham os condutores a reduzir a velocidade, manterem-se atentos e evitarem manobras bruscas, de forma a diminuir o risco de acidentes com animais selvagens.
O objetivo, sublinham, é reforçar a vigilância em estradas rurais onde este tipo de ocorrência pode ser mais frequente nesta altura do ano.
Após alguns comentários nas redes sociais sobre o comportamento do animal no vídeo, a publicação foi posteriormente atualizada pela polícia francesa.
As autoridades esclareceram que, embora o fenómeno da ingestão de frutos fermentados possa explicar parte dos casos de desorientação, outras causas também não podem ser excluídas.
Entre essas hipóteses estão ferimentos, doenças, traumas ou perturbações neurológicas.













