“Se a Ucrânia fizesse parte da NATO não teria havido guerra”, revela Zelensky

Presidente ucraniano fez um discurso esta quarta-feira na universidade francesa Sciences Pro

Francisco Laranjeira

Volodymyr Zelensky reconheceu, esta quarta-feira, que a guerra com a Rússia teria sido evitada se a Ucrânia tivesse sido feito membro da NATO antes. Num discurso à universidade francesa Sciences Po, o presidente ucraniano lamentou a ausência do organismo militar.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

“Se a Ucrânia fizesse parte da NATO antes da guerra, não teria havido guerra”, precisou Zelensky aos alunos por videoconferência. O presidente russo, Vladimir Putin, disse repetidamente que o risco de ver a Ucrânia tornar-se membro da NATO justificava a invasão do país vizinho que começou há mais de dois meses.

Zelensky comentou ainda que queria restaurar o território do país antes do fim da guerra com a Rússia. “Assim que recuperarmos tudo o que é nosso, terminaremos com isso”, prometeu o presidente ucraniano, acrescentando que estava disposto a dialogar com Moscovo.

Zelensky defendeu ainda a adesão da Ucrânia à União Europeia e lamentou “incerteza”. Na opinião do presidente ucraniano, a Ucrânia “merece ser membro de pleno direito” da UE, argumentando que a sua entrada “só pode fortalecer outros países” do bloco, algo que o exército ucraniano “demonstrou”. “Não se pode estar em tanta incerteza o tempo todo. É como se toda a família estivesse sentada à mesa, alguém fosse convidado e ninguém lhe desse uma cadeira”, continuou, antes de enfatizar que a situação parece “injusta”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.