Barzan Majeed, conhecido pelo nome de “Scorpion”, foi detido no Iraque no último domingo, revelaram as autoridades locais. Esta captura representa o desfecho de uma complexa investigação levada a cabo pela BBC, que identificou Majeed como um dos principais traficantes de migrantes para a Europa.
O passado de Majeed remonta ao Reino Unido, onde trabalhava como mecânico em Nottingham. No entanto, após ser condenado por crimes relacionados com tráfico de seres humanos em 2022, na Bélgica, tornou-se alvo da National Crime Agency. Esta condenação foi o resultado de uma investigação conjunta entre a Bélgica e o Reino Unido, que resultou na condenação de 26 membros do gangue em tribunais europeus.
A investigação da BBC teve início após relatos de uma jovem quase perder a vida numa tentativa de atravessar o Canal da Mancha, originando uma análise minuciosa de um campo para migrantes perto de Calais, França. O número de telefone associado a Majeed foi identificado repetidamente nos telemóveis dos migrantes, desencadeando um processo de identificação do traficante.
Sue Mitchell, jornalista da BBC, juntamente com Rob Lawrie, um ex-soldado envolvido em questões de refugiados, seguiram pistas que os conduziram até Istambul, Turquia. Esta cidade é conhecida como uma paragem crucial para migrantes africanos, asiáticos e do Médio Oriente que procuram chegar ao Reino Unido. Após estabelecerem contatos na cidade, obtiveram informações sobre o paradeiro de Majeed em Sulaymaniyah, Iraque.
Num encontro no Iraque, Majeed tentou justificar-se como apenas o “homem do dinheiro”, negando qualquer envolvimento direto no tráfico de migrantes. No entanto, a investigação da BBC revelou detalhes comprometedores que levaram à sua captura.
Após partilharem as suas descobertas com as autoridades do Reino Unido e da Europa, a captura de Majeed foi concretizada pelas autoridades curdas. Fontes locais descreveram a detenção como ocorrendo sem incidentes, à porta da casa de Majeed. Atualmente, as autoridades estão a analisar as acusações contra ele e aguardam instruções das autoridades europeias sobre o desenrolar do caso.
Suspeita-se que Majeed liderava um grupo responsável por grande parte do tráfico de seres humanos entre a Europa e o Reino Unido entre 2016 e 2021. Além disso, há indícios de envolvimento recente no tráfico de migrantes da Turquia para a Grécia e Itália, conforme indicado por fontes ligadas à investigação conduzida por Rob Lawrie.
The NCA has been informed of the arrest of Barzan Majeed – nicknamed ‘Scorpion’ – in the Kurdish region of Northern Iraq. https://t.co/DMY77IJhiB
— National Crime Agency (NCA) (@NCA_UK) May 13, 2024













