
A Scania prepara-se para dar início a testes com veículos pesados eléctricos nas estradas suecas, procurando verificar o funcionamento da tecnologia em condições extremamente difíceis como são as do Inverno escandinavo.
Com os testes agendados para o início de Fevereiro de 2016, este projecto recebeu a ‘benção’ da Administração Sueca dos Transportes, que procura também demonstrar a validade deste programa, denominado Gävle Electric Road, respeitante a utilização em condições árduas.
O investimento de cerca de oito milhões de euros públicos e cinco milhões de euros do sector privado para o projecto em causa está em linha com os objectivos governamentais sobre eficiência energética e frotas de veículos sem recurso a combustíveis fósseis a serem cumpridos até 2030.
Os testes com estes Scania de transporte de mercadorias serão feitos num troço com cerca de dois quilómetros ao longo da Auto-estrada Europeia 16 entre o porto de Gävle e Storvik. A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens, tendo os primeiros ensaios sido realizados em 2013 nos seus próprios protótipos de pesados em Berlim.
Na prática, a electricidade que corre nos cabos suspensos sobre o veículo é transferida para o veículo,o qual está equipado com um conjunto híbrido para locomoção. A energia eléctrica é recolhida a partir de um pantógrafo montado na zona posterior da cabine do condutor, num esquema semelhante ao dos eléctricos convencionais que ainda se podem encontrar nalgumas cidades do mundo, mais particularmente, em Lisboa.
Scania vai testar camiões eléctricos na Suécia
A Scania prepara-se para dar início a testes com veículos pesados eléctricos nas estradas suecas, procurando verificar o funcionamento da tecnologia em condições extremamente difíceis como são as do Inverno escandinavo. Com os testes agendados para o início de Fevereiro de 2016, este projecto recebeu a ‘benção’ da Administração Sueca dos Transportes, que procura também demonstrar a validade deste programa, denominado Gävle Electric Road, respeitante a utilização em condições árduas. O investimento de cerca de oito milhões de euros públicos e cinco milhões de euros do sector privado para o projecto em causa está em linha com os objectivos governamentais sobre eficiência energética e frotas de veículos sem recurso a combustíveis fósseis a serem cumpridos até 2030. Os testes com estes Scania de transporte de mercadorias serão feitos num troço com cerca de dois quilómetros ao longo da Auto-estrada Europeia 16 entre o porto de Gävle e Storvik. A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens, tendo os primeiros ensaios sido realizados em 2013 nos seus próprios protótipos de pesados em Berlim. Na prática, a electricidade que corre nos cabos suspensos sobre o veículo é transferida para o veículo,o qual está equipado com um conjunto híbrido para locomoção. A energia eléctrica é…
Mais Recentes
Dos “Pissioun” ao “Inferno”: os nomes dos drones ucranianos que estão a enlouquecer a Rússia
Portugal entre os países mais endividados da Europa: famílias portuguesas ocupam o 9.º lugar no ranking da dívida
Portugal regista uma das maiores taxas de utilização de 5G entre países comparáveis
Do pedido de reapreciação à matrícula: O guia completo com todos os prazos e datas do concurso de acesso ao Ensino Superior
Edição Impressa
AssinarNewsletter
Mais Notícias

Dos “Pissioun” ao “Inferno”: os nomes dos drones ucranianos que estão a enlouquecer a Rússia

Portugal entre os países mais endividados da Europa: famílias portuguesas ocupam o 9.º lugar no ranking da dívida

Portugal regista uma das maiores taxas de utilização de 5G entre países comparáveis

Do pedido de reapreciação à matrícula: O guia completo com todos os prazos e datas do concurso de acesso ao Ensino Superior

Almada não consegue deitar água na fervura: guerra no PS de Inês de Medeiros acaba em crise na torneira

Disponibilizados cerca de 227 mil exames nacionais aos alunos

Exames: Detalhes da época especial serão divulgados hoje

Quem faz pate do novo Governo do Reino Unido? Remodelação de Andy Burnham expõe nova direção política

Exames: “Governo não tem relatório nenhum” sobre teste piloto do exame de Filosofia, garante ministro



