7 formas de as pequenas empresas pouparem dinheiro no seu primeiro ano
Existem pequenos detalhes em que as empresas podem apostar para pouparem dinheiro no primeiro ano de atividade.
Nesse sentido, o ‘Shopify blog’ listou um conjunto de dicas a considerar se está a pensar avançar com o seu próprio negócio:
1- Não abdique do planeamento financeiro
O primeiro passo para atingir as suas metas passa por anotá-las. Apesar de parecer uma atitude óbvia, muitos empreendedores consideram no início o processo de redigir um plano financeiro excessivo ou desnecessário.
2- Expanda a sua rede de contactos
Quanto maior for a sua rede profissional, melhor, sendo que cada pessoa pode ser um potencial consultor, cliente ou parceiro. No início, pode ajudá-lo a reduzir custos significativamente.
3- Familiarize-se com ferramentas e aplicações gratuitas
Opte por não contratar funcionários ou comprar softwares caro antes de experimentar algumas ferramentas e saber exatamente o que procura. Nos primeiros dias, concentre-se apenas em experimentar, ver o que funciona e o que não funciona e repita.
4- Invista na pesquisa do produto e valide a sua ideia
Caso esteja a produzir o seu próprio produto, deverá passar a maior parte do primeiro ano a investir em investigação e desenvolvimento. Depois de ter um protótipo, será preciso validar o mesmo com outras pessoas. A validação do produto garante que está a criar um produto que as pessoas desejam e pelo qual irão pagar.
5. Mantenha o orçamento de marketing baixo e acompanhe-o com atenção
O marketing de startups é complicado, especialmente se os recursos e a experiência forem limitados; mesmo que os recursos não sejam limitados, injetar dinheiro em anúncios pagos não garante as vendas.
6- Compreenda a sua estratégia de envio
Os negócios mais pequenos estão a ser pressionados para se manterem competitivos com empresas como a Amazon, numa altura em que é recorrente que os envios sejam gratuitos.
Normalmente, os proprietários de pequenas empresas precisam de negociar as suas taxas com cada operadora individualmente.
7- Entenda as suas obrigações fiscais (ou contrate alguém que o faça)
As leis e regulamentações tributárias são complexas e podem mudar com frequência, portanto estar atento às obrigações fiscais é fundamental para evitar multas.