O Presidenta da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, termina esta quarta-feira a visita oficial à Ucrânia, a convite do seu homólogo Ruslan Stefanchuk, que preside ao Conselho Supremo da Ucrânia, Verkhovna Rada, o órgão de poder legislativo do país, acompanhado por uma delegação parlamentar. A visita surpresa iniciou-se ontem.
O programa da visita, em Kiev, incluiu a realização de encontros institucionais ao mais alto nível, nomeadamente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, ocorrido ontem, com o presidente do Parlamento, Ruslan Stefanchuk, e com o primeiro-ministro, Denys Shmygal, que têm lugar hoje. Está também previsto um encontro com os estudantes de português no Departamento de Filologia da Universidade de Kiev.
A delegação parlamentar que acompanhou Santos Silva é composta pelos deputados Eurico Brilhante Dias, do grupo parlamentar do Partido Socialista, Jorge Paulo de Oliveira, do grupo parlamentar do Partido Social Democrata, João Cotrim de Figueiredo, do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, e Isabel Pires, do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.
“O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, acompanhado por uma delegação parlamentar, realiza hoje [terça-feira] e amanhã [quarta-feira] uma visita oficial à Ucrânia, a convite do seu homólogo Ruslan Stefanchuk, que preside ao Conselho Supremo da Ucrânia, Verkhovna Rada, o órgão de poder legislativo do país”, informou o gabinete de Santos Silva.
Esta viagem do presidente da Assembleia da República Portuguesa surgiu após convite do Parlamento da Ucrânia, mas foi mantida em segredo até à chegada de Santos Silva, por questões de segurança.
Na semana passada, o presidente da Assembleia da República anunciou que excluiu o Chega, o terceiro maior partido, das delegações das visitas a parlamentos estrangeiros, após o incidente na sessão de boas-vindas a Lula da Silva, no dia 25 de Abril.






