
Santander Totta vê lucros consolidados a duplicar para 606,7 milhões de euros em 2022
O Santander Totta duplicou os lucros consolidados em 2022 para 606,7 milhões de euros. De acordo com a entidade bancária, os lucros recorrentes (que excluem as mais-valia decorrente da venda de um negócio a uma empresa do grupo) subiram 90,4% para 568,5 milhões de euros.
“Vivemos tempos de grandes desafios e isso leva a que tenhamos de ser ainda mais conscientes da nossa responsabilidade perante os nossos clientes, colaboradores e acionista…. Para as famílias e empresas em dificuldades financeiras, atuámos preventivamente, no sentido de ajudar a encontrar a solução mais adequada às suas necessidades. Adicionalmente, continuamos a apoiar a economia, fazendo chegar às empresas os fundos essenciais para o desenvolvimento dos seus projetos e o incremento da sua competitividade, sendo este um passo fundamental para o crescimento do emprego e da riqueza no nosso país”, afirma Pedro Castro e Almeida, Presidente Executivo do Banco Santander Portugal.
Ainda neste âmbito, o Santander Totta lançou, para os colaboradores, um conjunto de medidas de apoio para mitigar os efeitos do aumento do custo de vida, reforçadas em 2023, sendo a revisão em alta do salário mínimo para 1.400 euros um dos exemplos.
“Os resultados que anunciamos hoje são fruto da entrega e dedicação das nossas equipas. Eles são os principais responsáveis pela instituição sólida e rentável que é o Santander Portugal, e quem garante a prestação de um serviço de excelência aos nossos clientes”, sublinha Pedro Castro de Almeida.
Nos resultados apresentado, o Santander Totta destacou ainda o total de crédito a clientes, no montante de 43,3 mil milhões de euros, que registou um decréscimo de 0,3% face ao valor no final de 2021. No segmento de crédito hipotecário verificou-se um crescimento homólogo de 5,5%, fruto da forte dinâmica de nova produção de crédito hipotecário, onde o Banco teve uma quota de 23,7% (valores acumulados a novembro).
O Santander Totta é detido pelo grupo espanhol Santander, que hoje apresentou, em Espanha, lucros de de 9.605 milhões de euros o ano passado, um valor recorde que representa um aumento de 18% em relação a 2021, revelou hoje o banco.
Grupo Santander com lucros recorde de 9.605 milhões de euros em 2022