Talvez seja altura de o presidente dos EUA, Donald Trump, deixar de lado o seu apoio emocional à Coca-Cola Diet: um estudo científico alertou que beber uma única lata de refrigerante pode reduzir uma quantidade alarmante de tempo de vida.
Obviamente sabe-se os impactos que fumar um cigarro pode causar em termos de expectativa de vida, mas mais difícil é perceber-se que pode estar a fumar em poucos minutos apenas ao pegar uma lata do seu refrigerante favorito.
Um estudo preocupante da Universidade de Michigan (EUA) investigou quanto tempo alimentos e bebidas processados podem ‘economizar’ na sua vida. Analisando 5.800 alimentos e classificando-os com base nos seus efeitos sobre o tempo, a equipa analisou gorduras, calorias, teor de açúcar e aditivos por grama, ajustando-os a uma porção padrão para criar um Índice Nutricional de Saúde.
Num artigo publicado no ‘The Conversation’, os coautores Katerina Stylianou e Olivier Jolliet salientaram que “no dia a dia, é difícil saber o quanto escolhas individuais, como comprar salada de folhas no supermercado ou pedir asas de frango num bar desportivo, podem traduzir-se na saúde pessoal e ambiental em geral. Essa é a lacuna que esperamos preencher com a nossa pesquisa”.
Por isso, da próxima vez que pegar numa lata de refrigerante, poderá ficar chocado ao saber que isso pode custar 12 minutos de vida. Considerando que Donald Trump tem um botão especial só para que lhe tragam Coca-Cola Zero para o Salão Oval, e lembrando que a dieta de Elon Musk já foi dita como incluindo oito latas por dia, ambos talvez queiram reconsiderar.
Sabe-se que a Coca-Cola Diet pode ter um efeito inesperado no corpo, embora seja importante observar que o estudo da Universidade de Michigan não menciona diretamente o nome da bebida, antes refere-se aos refrigerantes em geral. Uma Coca-Cola Diet não contém os mesmos açúcares que uma Coca-Cola tradicional, mas inclui aspartame.
Uma lata de refrigerante pode tirar 12 minutos da sua vida, mas isso não é nada comparado ao presunto cru que lhe custa 24 minutos, ou que tal um cachorro-quente que lhe custa incríveis 36 minutos?
Nem tudo o levará para mais perto do túmulo, como uma porção de 30 g de nozes e sementes, que dizem adicionar 25 minutos a uma vida saudável. É importante ressaltar que trocar apenas 10% da sua ingestão calórica diária de carne bovina e carnes processadas por uma mistura de grãos integrais, frutas, vegetais, nozes, leguminosas e certos frutos do mar pode adicionar 48 minutos à sua vida diária.
“As nossas descobertas demonstram que pequenas substituições direcionadas oferecem uma estratégia viável e poderosa para alcançar benefícios significativos à saúde e ao meio ambiente sem a necessidade de mudanças drásticas na dieta”, concluíram os investigadores.














