Sabia que o Banco de Portugal também tem atividade internacional? Conheça-a aqui

O Banco de Portugal tem uma importante atividade internacional desenvolvida em várias frentes que poucos conhecem, nomeadamente, as que dizem respeito ao seu papel como banco central no contexto das relações internacionais.

As atividades da principal instituição bancária portuguesa no estrangeiro são normalmente protagonizadas pelo governador e restantes membros do conselho de administração, mas é transversal a toda a instituição, como nos explica o mais recente episódio do BdP Podcast.

A nível internacional o Banco de Portugal participa no Sistema Europeu de Bancos Centrais e no Eurossistema que são compostos pelos bancos centrais de todos os países da União Europeia. As decisões aqui tomadas afetam os trabalhos e decisões do Banco Central Europeu, responsável pela gestão da moeda única.

Além destas instituições, o Banco participa também em outras instituições da União Europeia, nomeadamente na área da regulação e supervisão financeira e na sequência da união bancária integra o Mecanismo Único Supervisão e o Mecanismo Único de Resolução.

A instituição tem ainda funções fora da União Europeia, que envolvem nomeadamente outros organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI), onde representa Portugal, o Banco de Pagamentos Internacionais, de que é acionista, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde colabora em diversos domínios com especial destaque para as alterações climáticas.

O Banco participa ainda na Rede Global de Bancos Centrais (Network of Central Banks) e em várias outras estruturas internacionais onde representa os interesses da banca nacional.

Destaca-se ainda o papel de colaboração com bancos centrais de países de língua portuguesa, através de ações de assistência técnica, encontros, conferências, cursos, seminários, estágios, visitas de trabalho, bolsas de estudo ou projetos específicos. Faz-se ainda o acompanhamento da evolução macroeconómica destes países e participa em estruturas dos acordos de cooperação cambial com Cabo Verde e cooperação económica com São Tomé e Príncipe.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.