Sabe o que querem exatamente os consumidores dos dias de hoje?

Os hábitos de consumo dos consumidores são algo que muda de ano para ano, tendo mesmo registado alterações significativas perante a pandemia de Covid-19 que veio abalar o mundo em 2020.

Durante estes quase dois anos de pandemia, as empresas perceberam que têm de prender os clientes de formas novas e mais entusiasmantes de maneira a conseguir aguentar no mercado competitivo de experiências físicas e digitais.

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a ‘Forbes’ explica as três áreas de preferência dos consumidores:

– Experiências em vários canais de comunicação: apesar do crescimento acentuado do mundo digital para os negócios, os clientes continuam a preferir experiências que tenham vários canais de comunicação, como lojas físicas e canais digitais. As empresas que conseguem cumprir estas experiências criam mais formas de promover interações positivas tanto online como offline.

– Experiências envolventes e de realidade aumentada: perante uma pandemia que encerrou lojas e espaços físicos de muitos negócios, os clientes deixaram de conseguir ver, ou mesmo experimentar produtos. E as empresas adaptaram-se a esta nova realidade com alternativas para deixar na mesma os consumidores com a sensação de segurança, por exemplo, há aplicações de roupa que permitem experimentar, por exemplo, calçado através da câmara do telemóvel.

– Experiências muito personalizadas: através da Inteligência Artificial, são usados dados para oferecer promoções relevantes para o consumidor, enquanto cria uma estratégia de conteúdo e de expansão da influência nas redes sociais. Se uma empresa aderir, pode oferecer uma experiência que conhece melhor que nunca o consumidor.

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