
Rússia pressiona grandes empresas e pede mais dinheiro para financiar guerra na Ucrânia
Prestes a completar o ano desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia, o Kremlin vai agora tentar aumentar o financiamento da guerra pedindo mais dinheiros a empresas de commodities e empresas estatais, e também cortando os gastos de não relacionados com a Defesa.
As propostas passam por dividendos mais altos das empresas estatais e um “pagamento único” dos produtores de fertilizantes e carvão. Para além disso, vão alocar 175 mil milhões de rublos (2,3 mil milhões de euros) para realocar 100.000 pessoas de Kherson para a Rússia, o que pode mostrar as poucas esperanças do Governo de Putin em anexar esta região ucraniana.
Estas foram as instruções dadas às autoridades pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin em meados de dezembro, de acordo com um documento a que a ‘Bloomberg’ teve acesso.
De acordo com fontes próximas do assunto, ainda não há informações sobre o tamanho dos dividendos ou da taxa única, no entanto, recorde-se que Vladimir Putin tinha já sublinhado que não teria “limitações” nos gastos militares para a guerra.
As mesmas fontes revelam ainda que as autoridades vão tentar definir dividendos acima de 50% do lucro líquido para as empresas estatais sempre que possível.
O orçamento russo está mais apertado desde o início da invasão, com a economia do país a ser severamente afetada pelas sucessivas sanções do ocidente. A urgência é crescente para garantir que o governo tenha acesso a financiamento, já que seus recursos de energia estão sob pressão.