Rússia ganha 20 mil milhões de dólares por mês em vendas de petróleo, diz AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE) disse que a Rússia está a ganhar 20 mil milhões de dólares (cerca de 19 mil milhões de euros) por mês com vendas de petróleo, uma vez que os preços mais elevados do crude aumentaram as receitas das exportações em 50% desde o início de 2022.

Segundo avança o ‘Business Insider’, o volume de exportações já está em níveis que o país registava antes de ter invadido a Ucrânia.

Só no mês de abril, as exportações de petróleo da Rússia dispararam em 620.000 barris por dia face ao mês anterior para 8,1 milhões, o que equivale quase à média dos meses de janeiro e fevereiro, explicou a AIE.

Apesar de as exportações para os Estados Unidos e para a Europa terem recuado, a procura por parte da China e da Índia está a compensar essas perdas, acrescenta o meio de comunicação.

A União Europeia ainda está a trabalhar no pacote de sanções que vai implementar o embargo ao petróleo russo, mas, mesmo assim já houve uma redução das exportações de petróleo russo para a região de 535.000 barris por dia, diz a agência.

A AIE ainda reviu mais em baixa a procura global de petróleo para este ano e está confiante de que a contribuição adicional dos principais produtores do Médio Oriente evitarão um défice provocado pela queda das exportações russas.

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a agência reduziu as projeções da procura feitas em abril em 70.000 barris por dia, depois de ter cortado as projeções de março em 260.000 barris.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.