O lançamento da missão Luna 25, a primeira na Lua na história recente da Rússia, foi adiado para o próximo ano. O Diretor-Geral da Roscomos, empresa espacial estatal russa, Yury Borisov, apontou o adiamento para um problema técnico.
À margem do Fórum Económico Oriental (EEF) na quarta-feira, Yury Borisov disse que “infelizmente, sim”, a missão teria que ser adiada, de acordo com a agência russa ‘TASS’.
De acordo com uma fonte da indústria espacial à agência, o problema está no sensor de velocidade e distância Dopplerf, feito pela Vega Concern, propriedade da Rostech State Corporation, que poderia garantir uma aterragem suave, ter tido desempenho inferior em termos de precisão de medição,
O anterior CEO da Roscomos, Dmitry Rogozin, tinha apontado o lançamento da missão Luna 25 para antes do final de setembro, que é agora prolongada para 2023, sem data anunciada.
O projeto é direcionado para a região polar sul da Lua, onde a sonda deve tocar a superfície lunar perto da cratera Boguslawsky.




