Rio atmosférico chega hoje a Portugal: saiba as zonas do país que serão mais afetadas

“A chuva que vai ‘regar’ Portugal continental será do tipo frontal e de caráter estratiforme, ou seja, mais contínua e persistente, sem a típica ‘torrencialidade'”, referiu o site ‘Tempo.pt’

Francisco Laranjeira
Setembro 7, 2025
8:45

Este domingo, conte com a chegada a Portugal de um rio atmosférico, carregado de humidade e proveniente das Caraíbas, apontou o site ‘Tempo.pt’: este rio vem reforçar a chuva prevista para este dia, gerada por uma frente fria associada a uma depressão situadas nas proximidades das Ilhas Britânicas.

Os efeitos deste rio atmosférico vão sentir-se particularmente nas regiões situadas a Oeste da Barreira de Condensação, com particular destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, onde são esperadas entre 20 e 30 mm de precipitação.

No entanto, a chuva não se vai concentrar apenas nestes distritos: no Norte e Centro de Portugal continental, nas regiões de Vila Real e Aveiro, assim como zonas circundantes ao rio Tejo, haverá acumulações de chuva a rondar os 20 mm. Já no resto do país, apontaram os especialistas, as acumulações deverão ser inferiores a 15 mm, exceto no Baixo Alentejo e no Algarve, onde se prevê tempo geralmente seco.

O que diz o IPMA para este domingo? Tome nota: “Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade de norte para sul a partir da manhã”, com “períodos de chuva, podendo ser por vezes forte até ao início da manhã e no litoral Norte e Centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros de norte para sul”. Haverá também “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir do final da manhã, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até ao meio da manhã”. Por último, uma “pequena subida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro”, mas também uma “descida acentuada da temperatura máxima, em especial no interior”.

Por último, indicou o site ‘Tempo.pt’, “a chuva que vai ‘regar’ Portugal continental será do tipo frontal e de caráter estratiforme, ou seja, mais contínua e persistente, sem a típica ‘torrencialidade’ muitas vezes derivada dos aguaceiros fortes gerados por depressões isoladas em altitude ou gotas frias. Este tipo de precipitação é o mais benéfico para os campos e suas culturas agrícolas, uma vez que é melhor absorvida pelo solo (menos escoamento)”

Ou seja, “após meses estivais extremamente secos e quentes devido ao domínio da crista subtropical, elemento climático tipicamente veranil, a chuva será muito bem-vinda”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.