Revolução no transporte aéreo e ferroviário: Este país está a preparar um mega-aeroporto que será um dos maiores da Europa

O novo hub de transportes, que se estima receber 40 milhões de passageiros por ano, pretende posicionar-se entre os maiores aeroportos da Europa, comparável a London Heathrow e Istanbul Airport.

Pedro Zagacho Gonçalves

A Polónia está a avançar com a construção de um mega-aeroporto que deverá abrir portas em 2032, sob o nome Port Polska, entre Varsóvia e a cidade de Łódź. O novo hub de transportes, que se estima receber 40 milhões de passageiros por ano, pretende posicionar-se entre os maiores aeroportos da Europa, comparável a London Heathrow e Istanbul Airport.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

O projeto recebeu aprovação em 2017, mas o seu progresso foi dificultado por um escândalo de corrupção envolvendo o governo anterior. O atual Primeiro-Ministro polaco, Donald Tusk, eleito em 2023, garantiu que dará ao projeto um “novo começo limpo”, sublinhando que o aeroporto “vai revolucionar completamente as viagens pelo país e além-fronteiras”.

As autoridades polacas aprovaram um investimento de 131 mil milhões de zlotys polacos (30 mil milhões de euros) para a construção, com início previsto para 2026. O projeto abrangerá uma área de 2.585 hectares, integrando não só pistas de voo, mas também terminal de passageiros, estação ferroviária e ligações rodoviárias.

O aeroporto abrirá com duas pistas paralelas com cerca de 4.000 metros de comprimento, prevendo-se a construção de uma terceira e, possivelmente, quarta pista no futuro. Cerca de 40% dos passageiros deverão chegar ao aeroporto de comboio, sobretudo vindos de Varsóvia, numa viagem que demorará cerca de 20 minutos, complementada por uma rede rodoviária que ligará todo o país.

O estúdio britânico Foster + Partners está responsável pelo design do hub, que incluirá uma praça de interligação terrestre iluminada naturalmente e rodeada de áreas verdes, concebida para integrar os três principais modos de transporte. Este espaço funcionará como ponto de encontro para viajantes e visitantes, oferecendo comodidade e fluidez no trânsito entre avião, comboio e estrada.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

O aeroporto foi originalmente denominado Centralny Port Komunikacyjny (CPK), mas ficou associado a alegações de corrupção. Relatórios indicaram que o partido populista anterior vendeu 160 hectares de terreno-chave a uma empresa privada, levantando dúvidas sobre a execução do projeto. Tusk insiste que o projeto merece um “novo começo limpo” e continuará a ser uma prioridade nacional.

Com a inauguração prevista para 2032, o Port Polska promete ser um verdadeiro hub europeu de transporte, com voos para os principais destinos internacionais e serviços de comboio de alta velocidade que oferecem alternativas de viagem sem recurso ao avião para cidades como Cracóvia, Gdańsk e Wrocław. Segundo Tusk, o aeroporto será “o maior hub de transportes da região, com a rede ferroviária mais rápida da Europa e voos a operar 24 horas por dia, sete dias por semana”.

O projeto é apresentado como um marco estratégico para a Polónia, reunindo inovação arquitetónica, transporte integrado e capacidade de crescimento, reforçando o papel do país como porta de entrada para a Europa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.