Revista Vogue criticada por “clarear” pele da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris

A próxima capa da revista de moda Vogue será com a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, e apesar de ainda não ter sido lançada, a publicação já está a gerar polémica, uma vez que a democrata aparenta ter uma pele mais clara na fotografia do que tem na realidade.

A Vogue publicou, no domingo, na rede social Twitter, duas fotografias da sua estrela da capa de fevereiro que criaram descontentamento e várias críticas nas redes sociais. Um dos utilizadores chamou-lhe “uma confusão de capa lavada”. “Kamala Harris já tem uma pele mais clara do que as afroamericanas e a Vogue ainda conseguiu estragar a sua iluminação”, escreveu.

Outros criticaram a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour. “Que confusão”, escreveu o colaborador do The New York Times, Wajahat Ali. “Anna Wintour não deve realmente ter amigos e colegas negros”.

No ano passado, Wintour pediu desculpa numa carta por “erros” na publicação de fotografias e artigos vistos como insensíveis a minorias. “A Vogue não encontrou formas suficientes para elevar ou dar espaço a editores, escritores, fotógrafos, designers e outros criadores negros”, escreveu a editora-chefe da publicação, citada pelo The Guardian. “Também cometemos erros, publicando imagens ou histórias que têm sido prejudiciais ou intolerantes. Quero assumir total responsabilidade por esses erros”, sublinhou.

A Vogue negou ao The New York Post ter iluminado a pele de Kamala Harris após a sessão fotográfica, mas esta garantia não conseguiu conter a onda de desaprovação e de críticas no Twitter.

“A imagem em si não é terrível. Está apenas muito, muito abaixo dos padrões da Vogue. Eles não pensaram nisso, não fizeram o trabalho de casa”, escreveu uma ativista do movimento LGBTQ, Charlotte Clymer, na mesma rede social.

A Vogue ainda não confirmou qual das duas fotografias vai utilizar para a capa impressa, ou se vai sequer publicar ambas. Cada imagem foi fotografada por Tyler Mitchell, que tinha 23 anos quando fotografou a cantora Beyoncé para a Vogue, em 2018.

De acordo com o The New York Post, Harris e a sua equipa sabiam que roupas, cabelo e maquilhagem a democrata iria utilizar. A vice-presidente dos EUA escolheu o seu próprio casaco preto casual, calças e um par de sapatilhas Converse Chuck Taylor para uma foto, e um fato azul claro da Michael Kors para a outra.

A figura de Kamala Harris na capa da Vogue é suscetível de atrair a atenção de Donald Trump, que reclamou no mês passado que a sua esposa e modelo, a primeira dama Melania Trump, não tinha aparecido uma única vez na capa da revista nos últimos quatro anos na Casa Branca.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.