Editorial: 2018
Por: Álvaro de Mendonça Director de redacção
alvaro.mendonca@multipublicacoes.pt
Em jeito de balanço do ano e de antecipação de 2018, aqui ficam 12 temas interessantes, para irmos acompanhando. Um por cada mês do ano que agora se inicia.
1. Até onde poderá ir a alta das criptomoedas, em geral, e da Bitcoin, em particular? Serão elas o gatilho da próxima grande crise financeira? Como irão as autoridades lidar com este tema?
2. Há ou não uma bolha no imobiliário? Os preços da habitação vão continuar a subir ou iremos assistir a uma correcção do mercado?
3. A onda de promoções e descontos permanentes é para continuar, ou irão as empresas ajustar políticas, de forma a reporem as suas margens de negócio? Até onde irá a estratégia de ganhar quotas de mercado a qualquer preço?
4. O crescimento económico vai manter o mesmo ritmo? Que efeito terá um abrandamento no cumprimento das metas do défice e da dívida?
5. E o turismo? É possível e viável manter o mesmo ritmo de crescimento? Conheceremos finalmente o local do segundo aeroporto de Lisboa?
6. A Autoeuropa resistirá ao ataque da CGTP e do Partido Comunista? O risco de abandono da fábrica pela Volkswagen é real?
7. E o Montepio Geral? Com que participação acabará por ficar a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa? Quem serão os outros sócios? Quem ganhará o braço de ferro entre a administração da Caixa Económica e a da Associação Mutualista, que controla a maioria do capital social?
8. Que efeitos terá o gradual abandono do quantitative easing na situação financeira dos bancos? O aperto do crédito é para continuar?
9. Conseguirão as empresas ajustar-se às novas regras sobre as bases de dados de clientes? Quanto custará essa adaptação?
10. Os serviços de ride-hailing, tipo Uber e Cabify, serão finalmente regulados? Proibidos, limitados ou legalizados? Qual será a reacção do poderoso lobby dos táxis?
11. Que destino terão os três grandes grupos de media de Portugal (Impresa, Cofina e Media Capital)? Quantos jornais diários em papel resistirão até Dezembro?
12. A coligação governamental continuará em paz? 2018 será um ano de estabilidade política? Quem será o novo líder do PSD?
Resposta dentro de 12 meses
Editorial publicado na Revista Risco n.º 7 de Dezembro 2017/Janeiro 2018